Após cinco dias intensos de competição, os vencedores da 28ª edição do FestMirim começaram a ser anunciados. Na força B, o GF Chaleira Preta, de Ijuí, ficou em primeiro lugar. Os vencedores das modalidades individuais e da força A devem ser conhecidos até o final da noite deste domingo (8).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta edição, de número 28, foram mais de 4,9 mil crianças e adolescentes inscritos. As apresentações iniciaram na quarta-feira (4), na sede do CPF Piá do Sul. Ao todo, são 151 entidades tradicionalistas de todos os cantos do Estado que esperam, apreensivos, as apresentações e o resultado final - a ser anunciando ainda no domingo. Além do vencedor da força B, foram conhecidos, no domingo, os campeões nas categorias individuais do intérprete vocal e da declamação (veja abaixo). As demais categorias, junto com a grande vencedora da força A, devem ser anunciados até as 21h. As provas contemplam uma faixa etária de até 14 anos.
Para o coordenador do eventos, Carlinhos Lima, esta é uma oportunidade de prestigiar a categoria mirim, responsável por manter vivo o legado da tradição gaúcha entre os mais novos. A organização estima que aproximadamente 15 mil pessoas, entre público e dançarinos, tenham passado pela sede do grupo.
– Nós tivemos, até agora, cinco dias daquele que foi o maior de todos os eventos FestMirim que aconteceram aqui em Santa Maria. Foram 151 entidades tradicionalistas do Estado e mais de 4,9 mil crianças inscritas para participarem. Então, o saldo é muito positivo, superou as nossas expectativas, e já estamos planejando a edição do ano que vem.
Força A
Neste domingo, a tarde ensolarada acompanhava as apresentações dos finalistas da força A. Foram 20 grupos que, por meio da dança, transmitiram as virtudes da tradição gaúcha. O orgulho pela terra se manifestava a cada canto e passo da coreografia. Para dançarinos como a prenda Bianca Graboski, 13 anos, e o peão Vinicius Zardo, 13, do CTG Sentinela da Querência de Erechim, faltam palavras para descrever esse momento. Já na espera pelo resultado, a expectativa toma conta do grupo. A mão sua e o coração fica mais acelerado, conta Bianca:
– É meu segundo FestMirim e a energia desse lugar é uma coisa incrível e transforma todo mundo aqui. A gente consegue levar todo o nosso sentimento. Agora, o coração fica acelerado esperando o resultado.
Confira os vencedores
*divulgados até às 17h deste domingo (8)
Força B
1º lugar: GF Chaleira Preta, de Ijuí
2º lugar: CTG Clube Farroupilha, de Ijuí
3º lugar: CTG Estância do Chimarrão, de Cachoeira do Sul
4º lugar: CTG Lanceiros de Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul
5º lugar: CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria
6º lugar: CTG Gaspar da Silveira Martins, de Ajuricaba
Interprete solista vocal - Masculino
1º lugar: Miguel Nascimento Ricardo, do CTG Carreteiros da Saudade (Gravataí)
2º lugar: Bruno Britto Mistura, do CTG Sentinelas do Pago (Marau)
3º lugar: Thomaz Jardin Nostrani, do CTG Prenda Minha (Bagé)
Interprete solista vocal - Feminino
1º lugar: Julia Schu, do CTG Unidos pela Tradição Riograndense (Carazinho)
2º lugar: Manuella da Silva Ramos, do CTG M'Bororé (Campo bom)
3º lugar: Giovanna Arruda Rodrigues, do DTCE Marcas do Pampa (Santa Maria)
Declamação - Prenda
1º lugar: Amanda Vitória Zimmermann, do CTG Raça Gauderia (Estrela)
2º lugar: Isadora Carolina Alves Fernandes, do CTG Acácia Negra (Montenegro)
3º lugar: Rafaela Del Vesco Biasi, do CTG Sentinela da Querência (Erechim)
Leia também: