Solenidade marca a troca de comando na Base Aérea de Santa Maria

Solenidade marca a troca de comando na Base Aérea de Santa Maria

Foto: Cb Kassiel Rittes (Basm)

Tenente coronel Arthur (centro da foto) realizou revista da tropa acompanhado do coronel Lames (à esq.)

A Base Aérea de Santa Maria (Basm) realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a cerimônia militar de passagem de comando. Após um ano e quatro meses à frente da unidade, o coronel aviador Daniel Lames de Araujo transmitiu o cargo ao tenente coronel aviador Arthur Ribas Teixeira. A solenidade foi presidida pelo comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (5º Comar), major brigadeiro do ar Eduardo Miguel Soares, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O evento teve início com o descerramento do retrato do coronel Lames na Galeria de Retratos dos Comandantes da Basm. Acompanhado de sua esposa, Maiara Portela, o oficial eternizou sua passagem pela unidade ao lado dos 30 comandantes que já estiveram à frente da Base. Durante a cerimônia, o tenente coronel Arthur, acompanhado de sua esposa, Déa Maria, recebeu do coronel Lames o bastão de comando e o título de Quero-Quero nº 246, grau Sentinela do Pampa, da Ordem do Quero-Quero — tradicional honraria concedida pela Basm.

Na sequência, ocorreu a cerimônia militar de passagem de comando, em que os comandantes substituído e substituto apresentaram-se ao comandante do 5º Comar, oficializando a transmissão do cargo. Em seguida, o novo comandante da Base Aérea realizou a revista à tropa, acompanhado de seu antecessor. 

O tenente coronel aviador Arthur possui 27 anos de carreira como oficial aviador, com ampla experiência em funções de chefia na área operacional, especialmente como piloto de aeronaves de caça.

Despedida

Em seu discurso de despedida, o coronel Lames expressou gratidão pela oportunidade de comandar a unidade e destacou o comprometimento do efetivo, especialmente durante a Operação Taquari 2. “Ao efetivo da Sentinela Alada do Pampa, minha eterna gratidão por terem me permitido comandar os senhores. Passamos dois meses mobilizados em diversas frentes durante a Operação Taquari 2. Foram 576 pessoas resgatadas, mais de 79 toneladas de mantimentos distribuídos, 2.176 pessoas transportadas e mais de 300 horas voadas nas aeronaves H-60 Black Hawk, C-98 Caravan, RQ-900 e A-1M. Olhando para trás, o que no início parecia um pesadelo, hoje parece um sonho que uniu o efetivo no cumprimento da missão junto ao povo gaúcho e que deixou lições de vida preciosas para todos nós”, destacou o ex-comandante.

Em seu discurso, o major brigadeiro do ar Miguel parabenizou ambos os oficiais pelo compromisso e dedicação, enaltecendo o trabalho exemplar realizado pelo coronel aviador Lames e desejando sucesso ao tenente coronel aviador Arthur na condução da nova missão. Para encerrar a cerimônia, a tropa da Base Aérea de Santa Maria desfilou em continência ao novo comandante.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Integrantes do Circo Fantástico levam alegria e boas risadas em visita ao Husm Anterior

Integrantes do Circo Fantástico levam alegria e boas risadas em visita ao Husm

Tradicional Feira do Doce da Medianeira em Santa Maria já tem data marcada; confira a programação Próximo

Tradicional Feira do Doce da Medianeira em Santa Maria já tem data marcada; confira a programação

Geral