Solenidade e homenagens marcam os 75 anos da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria

Solenidade e homenagens marcam os 75 anos da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

O Exército Brasileiro comemorou, nesta sexta-feira (5), o aniversário de 75 anos de criação da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria e também o 197º aniversário de nascimento do patrono, Coronel João Niederauer Sobrinho.


   + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Uma cerimônia, com a presença do general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército, e do general Marcus Augusto Bastos Neuvald, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, celebrou as duas datas.

 
Durante o evento, ocorreu a entrega do Diploma Mérito Niederauer, criado em 22 de dezembro de 1995. O reconhecimento é concedido a militares, personalidades ou entidades que contribuíram para a integração da Brigada Niederauer com a comunidade de Santa Maria.

 
Outro destaque da solenidade foi a espada de combate pertencente ao coronel João Niederauer Sobrinho, doada pelo Imperador Dom Pedro II, que ficou posicionada em frente ao palanque. Após as homenagens, ocorreu o desfile das tropas participantes.


Patrono

Foto: Beto Albert (Diário)


A história de João Niederauer Sobrinho – o coronel Niederauer – é contada no Espaço Cultural, que ganhou seu nome, e fica no quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, na Avenida Borges de Medeiros.

 
Niederauer é considerado o mais notável herói militar santa-mariense. Sua trajetória serviu de inspiração e de inúmeras homenagens. Nascido em 4 de abril de 1827 na colônia alemã de Três Forquilhas, hoje município de Itati, ele sacrificou sua vida por amor à pátria desde cedo.

 
Aos 17 anos, veio morar em Santa Maria com a família. Aos 23, ingressou na vida militar. Dois anos depois, tornou-se capitão e casou com a prima Maria Catharina, com quem teve sete filhos. Trabalhou com o tio e padrinho em uma casa comercial que fica na atual Rua Venâncio Aires, onde hoje se encontram as ruínas da Sotéia.

 
Aos 33 anos, foi promovido a tenente coronel e, no mesmo ano, eleito vereador. Quatro anos depois, reelegeu-se como o 2º parlamentar mais votado, mas não assumiu o mandato, pois teve que partir para mais uma missão militar.

 
Nas operações da Guerra do Paraguai, comandou a 3ª Brigada de Cavalaria e a 2ª Divisão de Cavalaria. Niederauer recebeu as mais importantes condecorações do Império: a Ordem da Rosa e a Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul. A espada de gala que ele usava em formaturas foi doada pelo imperador Dom Pedro II.

 
O coronel Niederauer morreu em 13 de dezembro de 1868, aos 41 anos, após o Combate de Vileta na batalha do Avaí.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Esquadrão da Base Aérea de Santa Maria resgata piloto desaparecido em Santa Catarina Anterior

Esquadrão da Base Aérea de Santa Maria resgata piloto desaparecido em Santa Catarina

Garimpo da Moda: UFN será palco de evento aberto ao público para compra de roupas e outros acessórios Próximo

Garimpo da Moda: UFN será palco de evento aberto ao público para compra de roupas e outros acessórios

Geral