
Foto: Beto Albert (Diário)
O Exército Brasileiro comemorou, nesta sexta-feira (5), o aniversário de 75 anos de criação da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria e também o 197º aniversário de nascimento do patrono, Coronel João Niederauer Sobrinho.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Uma cerimônia, com a presença do general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército, e do general Marcus Augusto Bastos Neuvald, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, celebrou as duas datas.
Durante o evento, ocorreu a entrega do Diploma Mérito Niederauer, criado em 22 de dezembro de 1995. O reconhecimento é concedido a militares, personalidades ou entidades que contribuíram para a integração da Brigada Niederauer com a comunidade de Santa Maria.
Outro destaque da solenidade foi a espada de combate pertencente ao coronel João Niederauer Sobrinho, doada pelo Imperador Dom Pedro II, que ficou posicionada em frente ao palanque. Após as homenagens, ocorreu o desfile das tropas participantes.
Patrono

A história de João Niederauer Sobrinho – o coronel Niederauer – é contada no Espaço Cultural, que ganhou seu nome, e fica no quartel da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, na Avenida Borges de Medeiros.
Niederauer é considerado o mais notável herói militar santa-mariense. Sua trajetória serviu de inspiração e de inúmeras homenagens. Nascido em 4 de abril de 1827 na colônia alemã de Três Forquilhas, hoje município de Itati, ele sacrificou sua vida por amor à pátria desde cedo.
Aos 17 anos, veio morar em Santa Maria com a família. Aos 23, ingressou na vida militar. Dois anos depois, tornou-se capitão e casou com a prima Maria Catharina, com quem teve sete filhos. Trabalhou com o tio e padrinho em uma casa comercial que fica na atual Rua Venâncio Aires, onde hoje se encontram as ruínas da Sotéia.
Aos 33 anos, foi promovido a tenente coronel e, no mesmo ano, eleito vereador. Quatro anos depois, reelegeu-se como o 2º parlamentar mais votado, mas não assumiu o mandato, pois teve que partir para mais uma missão militar.
Nas operações da Guerra do Paraguai, comandou a 3ª Brigada de Cavalaria e a 2ª Divisão de Cavalaria. Niederauer recebeu as mais importantes condecorações do Império: a Ordem da Rosa e a Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul. A espada de gala que ele usava em formaturas foi doada pelo imperador Dom Pedro II.
O coronel Niederauer morreu em 13 de dezembro de 1868, aos 41 anos, após o Combate de Vileta na batalha do Avaí.