
A oportunidade de participar do serviço militar é, pela primeira vez, para as adolescentes que completam 18 anos em 2025. O prazo para o alistamento vai até dia 30 deste mês e, com isso, as mulheres têm os próximos 15 dias para concorrer às 1,5 mil vagas em municípios de 13 Estados e no Distrito Federal. Em Santa Maria, são 39 vagas para incorporação em 2026.
O alistamento poderá ser feito de forma digital ou presencial, até 30 de junho, pela internet, no site. Para isso, basta inserir o número do CPF para validar os dados pela Receita Federal. O processo também pode ocorrer de forma presencial, na Junta de Serviço Militar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Processo
As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Elas também escolherão a organização militar que desejam integrar, de acordo com suas aptidões e a disponibilidade de vagas.
As mulheres serão incorporadas na Marinha como marinheiros-recrutas; no Exército, como soldados, ou na Força Aérea, como soldados de segunda classe. O serviço tem a duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente, podendo chegar a até oito anos, caso haja acordo mútuo. Durante a incorporação, elas terão acesso a benefícios semelhantes aos dos homens, como remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria.
Atuação
Atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica.
As vagas em Santa Maria
- Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria – 10
- Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM) – 7
- Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) – 22
- Total – 39 vagas para incorporação
Além de Santa Maria, Canoas e Porto Alegre são outros municípios gaúchos contemplados.
Quem pode participar
- O alistamento poderá ser feito de forma online ou na Junta do Serviço Militar. Conforme o Comando da 3ª Divisão de Exército Brasileiro, para se alistar, a candidata deverá ter o endereço no município de Santa Maria
- Também é preciso que as candidatas preencham dois critérios. O primeiro é residir em Santa Maria ou em qualquer outro município contemplado no Plano Geral de Convocação. Segundo, a candidata precisa completar 18 anos em 2025, ou seja, ter nascido em 2007
- As inscrições estão abertas até 30 de junho
Junta do Serviço Militar em Santa Maria
- Endereço – Rua Coronel Niederauer, 1.565, Bairro Bom Fim;
- Horário – Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h;
- Contato – (55) 3174-1551.
Documentos solicitados
- Certidão de nascimento ou prova de naturalização;
- Comprovante de residência;
- Documento oficial com foto, como identidade ou Carteira de Trabalho.
Leia mais:
- VÍDEO: Claudio e os 16 amigos: conheça a história do catador que circula rodeado de cães pelas ruas de Santa Maria
- Ministério Público pede novas investigações à Polícia Civil no caso do acidente com ônibus da UFSM
- Professores municipais de Santa Maria aprovam indicativo de greve em assembleia pública