
Foto: Beto Albert (Diário)

O fim de semana de Carnaval tem sido marcado pelo calor e pancadas de chuva isoladas em Santa Maria. De acordo com a BaroClima Meteorologia, o desconforto térmico chegou aos 47,3°C no Bairro Perpétuo Socorro na tarde deste domingo (2).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após um amanhecer de sol e céu limpo, as pancadas de chuva deram às caras novamente nesta tarde, com precipitações em diferentes intensidades pela cidade. O meteorologista Gustavo Verardo dá um nome a isso: chuvas convectivas, que são a grande característica deste verão. Enquanto um bairro pode registrar uma forte pancada, outro sequer chove.
Acumulados deste domingo:
Perpétuo Socorro: 4,5mm
Tecnoparque: 4mm
Presidente Vargas Bonfim: 1mm
Previsão para a semana
O meteorologista alerta para a possibilidade de pancadas de chuva na tarde de segunda-feira (3). A partir de terça-feira (4), o cenário deve estabilizar. O que deve permanecer são as temperaturas elevadas.
A previsão é que a segunda-feira tenha máximas na casa dos 38°C, enquanto o grande alerta de calor ficará para terça e quarta (5): a temperatura pode chegar a 40°C. A BaroClima reforça que, quanto maior a temperatura, maior o desconforto térmico.
– Os dias de Carnaval serão no ápice dessa onda de calor. Portanto, devem ser de tempo firme, sem chuva e com temperaturas elevadas.
Inclusive, Verardo acredita que, se a previsão se concretizar, as máximas podem bater recordes previstos para o mês de março:
– O março mais quente da história em Santa Maria foi registrado em 2020, quando a estação do Inmet em Camobi registrou máxima de 40,4°C. Podemos ultrapassar ou chegar próximo dessa marca.
Alerta para desidratação
Com sol e calor, as pessoas tendem as curtir a folia a céu aberto, durante o dia inteiro. Por isso, Verardo alerta para o reforço na hidratação, com a ingestão de água e uso de protetor solar, por exemplo.
– Reforço a orientação para que as pessoas, além de curtirem as festas, se hidratem, pois os dias devem ser bem quentes e abafados, o desconforto térmico promete ser alto – fala.
Mínimas e máximas previstas:
Segunda-feira (3): mínima de 23°C - máxima de 38°C
Terça-feira (4): mínima de 24°C - máxima de 39°C
Quarta-feira (5): mínima de 24°C - máxima de 40°C
Quinta-feira (6): mínima de 25°C- máxima de 39°C
Sexta-feira (7): mínima de 25°C - máxima de 39°C