Fotos: Thais Immig (Diário)
Teu brilho é inspiração / Que paira eternamente / Por entre céus e estrelas / Olhar de vida inteira / Sempre a cuidar da gente /. Com esses versos, a canção "Olhar de Mãe" foi a grande vencedora da 31ª Tertúlia Musical Nativista. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) no Theatro Treze de Maio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Após dois dias de show na praça Saldanha Marinho, foi a vez do anúncio. A partir das 19h, público, autoridades e representantes dos finalistas acompanharam a grande final e o espetáculo "Natal Pampeano", interpretado por Analise Severo e Jean Kirchoff. Ao som de clássicos como "Então é natal", "Toca o sino pequenino" e "Natal todo dia", embalados pelo ritmo das músicas tradicionalistas, o espírito natalino e a tradição gaúcha se encontraram no palco do Theatro.
– O sentimento de estar em Santa Maria é diferente. É muito especial porque é minha terra natal, essa cidade que amo tanto. E voltar à Tertúlia é sempre muito importante. Esse festival é um dos maiores do nosso Estado. Então, estamos muito orgulhosos de trazer esse espetáculo que preparamos com tanto carinho – afirmou Analise.
A canção vencedora
Um a um, os vencedores foram anunciados. Além da melhor música, foram coroados os campeões em categorias como melhor intérprete, melhor letra e o destaque feminino da edição (veja lista completa abaixo). Como último ato do evento, o anúncio de "Olhar de mãe" como a grande vencedora da 31ª edição da Tertúlia.
Quem recebeu o troféu foi a intérprete da canção, Oristela Alves. Ela conta que uma grande amiga da mãe Jury, foi a inspiração para a letra. Logo, receber o prêmio é uma emoção e uma forma de lembrar as virtudes de mulheres que a inspiram:
– É muito forte porque estou em Santa Maria desde a 1ª Tertúlia. Trabalhei 24 anos na organização e depois de muitos anos subi ao palco. Esse foi o maior prêmio que recebi na minha vida, nos meus 70 anos de idade e 50 e poucos anos de música. Essa música foi feita para uma senhora, que conheci há mais de três décadas e que tem uma ligação muito forte com a minha mãe. Foi isso que fez com que eu me entregasse tanto a essa canção.
Para a secretária de Cultura, Rose Carneiro, os três dias de evento reforçam Santa Maria em um lugar de referência na manutenção da cultura gaúcha por meio da música:
– Conversando com as pessoas que vem de fora, elas chegam aqui e sentem e conseguem ver tudo que estamos fazendo. As próprias juradas que vieram de fora trazem essa referência para nós.
Os vencedores
- Primeiro lugar (Troféu Minuano): Olhar de Mãe
- Segundo lugar (Troféu Amaury Dalla Porta): Fronteira
- Terceiro lugar (Troféu Antônio Augusto Ferreira): Dormentes Dormentes
- Melhor Melodia (Troféu Maestro Setembrino): Olhar de Mãe
- Melhor Tema Campeiro (Troféu Estância do Minuano): Cauca
- Melhor Tema Sobre Santa Maria (Troféu Imembuy): Diz que é de Santa Maria
- Prêmio Destaque Feminino (Troféu Deborah Rosa): Marina Monteiro
- Melhor Arranjo (Troféu Coração do Rio Grande): Fronteira
- Melhor Instrumentista (Troféu Larry Charão): Veco Marques
- Melhor Intérprete (Troféu Cezar Lindemeyer): Maria Alice
- Melhor Letra (Troféu Antonio Carlos Machado): Dormentes Dormentes
Leia também: