No Dia de Proteção às Florestas, Exército realiza o plantio de mil mudas de árvores em Santa Maria

No Dia de Proteção às Florestas, Exército realiza o plantio de mil mudas de árvores em Santa Maria

Fotos: Beto Albert

Maria Amaral da Costa, 74 anos, não costuma frequentar a horta que fica nos fundos do Lar das Vovozinhas mas, na manhã desta quarta-feira (17), colocou a mão na terra por um bom motivo. Ela foi uma das responsáveis pelo plantio de mudas trazidas pelo Exército. A ação, realizada no Dia de Proteção às Florestas, tem o objetivo de contribuir com a reconstrução do Rio Grande do Sul ao trazer o verde de volta aos locais afetados pelas enchentes. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A ação, realizada em conjunto com a Operação Taquari 2, Ibama e Secretaria Estadual de Meio Ambiente, vai plantar mais de 5 mil mudas em 21 municípios gaúchos. Em outros pontos, como o Vale do Taquari, aeronaves lançaram sementes sobre algumas encostas como forma de acelerar a estabilização e reduzir as chances de novos deslizamentos. 


Em Santa Maria, o capitão Eduardo Cabral conta que o plantio de mais de mil mudas será realizado em escolas, locais públicos e instituições, como o Lar das Vovozinhas.


– Estamos aqui realizando um projeto de conscientização sobre preservar o meio ambiente e também para mostrar a reconstrução que está sendo feita no nosso Estado. Passamos por momentos bastante difíceis e agora estamos juntos nesse objetivo de reconstruir - disse


O plantio por diversas mãos

No final da manhã desta quarta-feira (17), 10 mudas frutíferas foram plantadas no Lar das Vovozinhas. Uma a uma, as árvores foram enraizadas no chão pelas mãos de quem reside no local. Maria Oliveira Dias, 77 anos, que brinca ter a mesma idade do lar, fez questão de contribuir. Com a ajuda de Cabral, não demorou muito para que as raízes da muda fossem cobertas pela terra. Agora, ela não vê a hora de colher os frutos:


É uma alegria muito grande para essas vovós quando vêm essas pessoas. A plantação lá na horta foi maravilhosa, achei ótimo. Logo, logo vamos ter frutas colhidas aqui - festejou dona Maria.

Maria Oliveira Dias fez questão de ajudar com o plantio das mudas

Para o presidente da instituição, Jean-Pier de Vasconcellos Esquia, ações como essa deixam o dia das "vovozinhas" ainda mais alegre e, ainda, contribuem com a preservação do espaço. 


– O Exército faz parte da nossa sociedade e nesse tipo de ação, demonstra sua responsabilidade ambiental na reconstrução do Rio Grande do Sul. Essas ações aproximam o Exército do Lar das Vovozinhas e afetivamente faz bem para o coração de todos. Elas ficam muito alegres com esse tipo de atividade - afirma. 


Integração e música

Antes do plantio das mudas, a reconstrução foi antecipada pelo festejo. Ao som da orquestra do Exército, quem reside no local pode sair da cadeira e até arriscar uns passinhos. Genessi Marques, 87 anos, de forma espontânea, pediu o microfone para agradecer a visita.


– Eu digo essas palavras aqui no microfone agradecendo esses militares que vieram aqui alegrar as nossas queridas vovós. Muito obrigada pela homenagem - agradeceu dona Genessi. 

Genessi agradeceu a visita


Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com a greve dos servidores do INSS, agência de Santa Maria opera com atendimento reduzido e outras 5 notícias Anterior

Com a greve dos servidores do INSS, agência de Santa Maria opera com atendimento reduzido e outras 5 notícias

Prazo para adaptação a novas regras do teletrabalho é estendido; nessa modalidade, servidor deve divulgar o contato telefônico Próximo

Prazo para adaptação a novas regras do teletrabalho é estendido; nessa modalidade, servidor deve divulgar o contato telefônico

Geral