"Não podemos nos acostumar que uma enxurrada deste tipo seja normal", fala prefeito após centro de Mata amanhecer alagado pelas chuvas

Foto: Álvaro Taschetto (Reproduçaõ)

A chuva atinge com intensidade o município de Mata, na Região Central. Foram pelo menos 200 mílimetros registrados em 12 horas na cidade. O centro amanheceu completamente alagado nesta terça-feira (17), e pelo menos 10 famílias, contabilizando 40 pessoas, teriam ficado desalojadas e foram encaminhadas para um alojamento montado no Sindicato dos Municipários.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo o prefeito Sandro Savegnago (PSDB), em entrevista ao programa Fim de Tarde, da Rádio CDN (93,5 FM), o nível da água já teria baixado em Mata.


– Essas enchentes são bastante rotineiras em nossa cidade, e esse é um grande problema. Não podemos nos acostumar com esse tanto de enchente, que traz muitos prejuízos para os moradores. Essas enxurradas atingem toda a parte baixa do município e, depois, baixa rapidamente. Desde o meio-dia, quem estava fora das suas casas já conseguiu retornar, recolher o que perdeu e dar início à limpeza. Isso tem sido rotineiro – conta.


Em agenda por Porto Alegre, o prefeito conta que um dos seus objetivos na Capital gaúcha foi justamente assinar um convênio para o desassoreamento do Rio Poraíma, fortemente afetado pelas enxurradas da madrugada desta terça-feira:


– Na segunda à tarde, eu tinha assinatura de um convênio de desassoreamento de um dos rios que circundam a nossa cidade, justamente para mitigar esse tipo de situação. Ele joga água para o centro da cidade, que se transforma em um rio. Não podemos nos acostumar que uma enxurrada deste tipo seja normal.


A iniciativa foi anunciada por meio das redes sociais da prefeitura:


Outro transtorno causado na cidade foi a interdição da ponte da Rua Duque de Caxias, que foi danificada pelas fortes chuvas. O trânsito está interrompido no local.


Decreto de emergência

A cidade está com decreto de emergência oficializado desde o dia 9 de maio, quando as chuvas atingiram Mata, resultando em um prejuízo de R$ 500 mil.


– Já estamos em decreto de emergência. Recém estávamos terminando de arrumar os bueiros e pontes que haviam sido danificados. Agora, é uma nova situação – conta o prefeito de Mata.


Abrigo improvisado aos moradores

A prefeitura de Mata informa aos moradores atingidos pela chuva que façam seu registro no CRAS para ser levado ao abrigo improvisado, momento no Sindicato do Municipários. O atendimento é realizado das 8h às 17h. É necessário levar um comprovante do imóvel afetado. 


Confira a entrevista completa:


Leia mais:







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 20 municípios gaúchos são afetados pela chuva; Defesa Civil reforça os alertas Anterior

Mais de 20 municípios gaúchos são afetados pela chuva; Defesa Civil reforça os alertas

Próximo

Abastecimento de água é normalizado para 90% da população de Santa Maria após rompimento de adutoras, afirma Corsan

Geral