"Não existe falta de recurso, mas existe burocracia" diz secretário sobre obra de ponte sobre o Arroio Guarda-Mor

Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (Divulgação)

Após pouco mais de um ano desde a queda da ponte na ERS-348 sobre o Arroio Guarda-Mor, que liga os municípios de Ivorá e São João do Polêsine a Faxinal do Soturno, o trecho está novamente intransitável após o desvio feito pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ter sido levado pelas fortes chuvas que atingiram o Estado na última semana. A conclusão das obras, segundo o secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, é para março de 2026.  Até o momento, nada foi feito no local, visto que há impasses no projeto entregue pela empresa contratada e o Daer.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5 FM, nesta segunda-feira (23), Fantinel destacou que o projeto para a reconstrução da ponte já está pronto e tem prazo de 12 meses para conclusão. Entretanto, segundo a empresa contratada, será necessário que a estaca-raiz da ponte, que irá garantir sua sustentação, tenha 19 metros de profundidade. O Daer, por sua vez, alega que 10 metros de estrutura já seriam suficientes


A previsão é de que o laudo técnico do Daer seja entregue ainda em junho. Caso os resultados estejam de acordo com o que a empresa aponta, as obras devem começar imediatamente. Caso contrário, devem ser feitos ajustes para que as obras sejam autorizadas.


O secretário destaca que o governo do Estado está empenhado e que ele tem "trabalhado pessoalmente com equipes do Daer", para garantir que as obras na malha rodoviária gaúcha sejam iniciadas ou concluídas. Entretanto, ele destaca que há "questões técnicas" que precisam ser seguidas, o que atrasa o andamento das obras:


– O Estado não esta apático. Existem questões, por exemplo, da reconstrução da nossa infraestrutura, que exigem novos projetos, exige engenharia, exige questões técnicas que fogem à vontade política.


Retrospecto

Ainda em fevereiro de 2025, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para construção da nova ponte. À época, no projeto, a nova estrutura teria extensão de 120 metros e investimento de R$ 11,7 milhões do governo do Rio Grande do Sul.


Confira a nota do Daer

"O Daer esclarece que a empresa contratada para as obras das pontes no Arroio Guarda-Mor e do Rio Soturno entregou os projetos à comissão de engenheiros do departamento responsáveis pela análise dos estudos. "Esse grupo aprovou a maior parte das soluções apresentadas, mas levantou questionamentos quanto aos serviços propostos na fundação das pontes. A empresa sugeriu a solução de estaca-raiz com uma penetração de grande profundidade no interior da rocha – o que não é usual nesse tipo de fundação. "Assim, o Daer aguarda as justificativas dos projetistas para avaliar a solução e autorizar o começo das obras

Desvio provisório

O município de Faxinal do Soturno informa que nesta terça-feira (24) foi iniciada a recuperação do desvio no Arroio Guarda-Mor, na ERS-348. No local, será realizado um novo aterro, junto às galerias de concreto armado, instaladas em novembro de 2024. 

Segundo o município, a estrutura foi construída de forma provisória, e busca manter o acesso entre as comunidades do interior e ao município de Ivorá.

– Essas comunidades (Sítio dos Mellos e Sítio Alto) possuem um grande número de famílias e essa é uma rota muito importante para nosso município. Já iniciamos o trabalho de reconstrução do aterro e das estruturas para liberar o trânsito por esse local, novamente, enquanto aguardamos a construção da nova ponte –, afirma o prefeito Lourenço Domingos Moro.

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: meteoros de grande magnitude cruzam céu de Santa Maria; entenda o fenômeno Anterior

VÍDEO: meteoros de grande magnitude cruzam céu de Santa Maria; entenda o fenômeno

Moradores protestam com bolo de Próximo

Moradores protestam com bolo de "aniversário" em acesso rompido pelas chuvas na ERS-348

Geral