
Foto: Beto Albert
Metade da população de Santa Maria permanece sem água por conta do rompimento de tubulações do sistema da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Segundo o superintendente Regional da Corsan, João Batista Corin, a Corsan ainda não consegue abastecer a totalidade do município.
Em entrevista à Rádio CDN (93.5 FM), na manhã desta quinta-feira (2), Corin afirmou que as regiões Oeste-Sul, Centro-Leste, Norte e uma parte da Região Leste são os locais onde o abastecimento é feito.
Até o início da noite desta quinta-feira (2), a Corsan informou que não havia previsão para retorno do abastecimento na cidade. Estão sendo feitas manobras na distribuição para abastecer todos os bairros em sistema de rodízio, conforme repassado pela assessoria de comunicação.
AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região
Para garantir o abastecimento em todos os pontos do município, mesmo que por um curto período de tempo, está sendo feito “rodízio”. Todo o sistema da cidade é integrado e dividido em sete macrorregiões, assim é possível realizar manobras para transferir água de um bairro para outro.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo Corin, o cronograma de abastecimento de água considera uma série de variantes:
– Fazemos o monitoramento instantâneo. Varia de acordo com as vazões, pressões e localização. Avaliamos a situação para fazer manobras operacionais e levar água de um bairro para o outro.
O superintendente ainda afirmou que a Corsan atua para captar água do Rio Ibicuí e aumentar o índice de abastecimento em Santa Maria.
– Nossas equipes trabalharam a madrugada inteira no deslocamento de equipamentos para o Rio Ibicuí. Assim que o tempo estabilizar, esperamos aumentar o abastecimento de mais 20% da cidade – esclarece Corin.
Na terça-feira (30), caminhões-pipas vieram até Santa Maria para garantir o abastecimento em instituições de saúde, como o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.
Leia mais:
- Prova do Concurso Nacional Unificado pode ser cancelada no Rio Grande do Sul
- UFSM suspende atividades em Santa Maria e Cachoeira do Sul até sexta-feira
- Santa Maria e região podem atingir cenário extremo na quinta-feira; tempo ficará estável a partir de sábado