Foto: Rota de Santa Maria (Divulgação)
Nova estrutura metálica montada pelo Exército acaba com o sistema de pare e siga no trecho
A concessionária Rota de Santa Maria liberou o trânsito, neste domingo (27), na segunda ponte móvel sobre o Arroio Grande, na RSC-287. A instalação da estrutura metálica foi feita pela Exército, que também já havia colocado a primeira ponte, em operação desde junho.
A estrutura de concreto que havia sobre o Arroio Grande foi levada pela enchente de maio deste ano. A partir de agora, as duas travessias permanecerão em uso até que a nova ponte definitiva seja concluída.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com a segunda travessia provisória, será eliminado o sistema de “pare e siga” no local, permanecendo uma ponte operando em cada sentido, o que dará maior fluidez ao tráfego, reduzindo o tempo de deslocamento no trecho, segundo a Rota.
Apenas um veículo passará por vez sobre as estruturas, com velocidade máxima reduzida de 20 km/h. Caminhões podem cruzar no local, que tem limite de peso de 80 toneladas.
A nova estrutura metálica, de 60 metros de extensão, de uso militar, foi instalada pelo 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, com sede na cidade de Porto União, em Santa Catarina. A primeira ponte havia sido montada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul.
Nova estrutura
Funcionários da concessionária seguirão efetuando o controle do tráfego 24 horas por dia na entrada das duas estruturas provisórias.
Segundo a Rota, a ponte definitiva no local deve começar a ser construída em novembro e tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2025.