Foto: Jean Pimentel / Arquivo
O Festival de Balonismo, anunciado no sábado (22), para os dias 10 a 13 de abril, não será mais na Gare da Estação. O novo local do evento será a área verde do Residencial Lopes, na Rua dos Angicos. As datas estão mantidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A informação foi confirmada pela organização do evento nesta quarta-feira (26). O festival conta com apoio da Secretaria de Turismo da prefeitura de Santa Maria. Em entrevista ao Diário, Diego Machado, um dos organizadores, confirmou que a decisão foi tomada devido à proporção que o evento tomou.
– O balonismo resgata emoções do povo santa-mariense. Nós entendemos que a Gare é o cartão postal da cidade, porém para um evento dessa magnitude, o melhor seria realocarmos. Olhamos diversas áreas da cidade, até que encontramos essa área pública no Residencial Lopes, Zona Oeste, que tem cerca de três hectares – contou.
Sobre questões de trânsito e segurança, os organizadores também entendem que a realização do evento no centro da cidade poderia ser um grande desafio para as autoridades. Perguntado se ainda haveria alguma outra ação na Gare, Diego confirmou que o evento será completamente realocado e realizado apenas na área verde do Residencial Lopes.
Com oito balões confirmados, a decisão também levou em consideração os aspectos técnicos dos voos. De acordo com o piloto de balões e outro organizador do evento Rodrigo Zapper, o espaço para a inflagem e questões relativas ao vento impossibilitaram a realização das decolagens na Gare.
No evento, além dos balões, a população terá acesso à praça de alimentação, água quente e erva mate para chimarrão, um parque de diversões e atrações musicais. Empresas locais que queiram estampar suas marcas nos balões devem encaminhar proposta à organização, até segunda-feira (31). Para estandes de divulgação e serviços, o prazo é até 10 de abril, pela manhã. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (55) 99234-0660.
Idealizado no governo Cezar Schirmer (MDB), o festival será retomado depois de nove anos e deve ficar no calendário de eventos de Santa Maria.