Exército confirma conclusão de ponte móvel na RSC-287 para esta quarta-feira

Exército confirma conclusão de ponte móvel na RSC-287 para esta quarta-feira

Foto: TC Humberto Costa, 3º BECMB

Enquanto a ERS-511, no distrito de Arroio Grande, apresenta problemas em cabeceiras das pontes devido ao aumento do fluxo de veículos que utilizam a estrada como rota alternativa à Quarta Colônia, a principal ligação com a região, a RSC-287, deve ser liberada em breve. Isso porque a montagem pelo Exército da ponte móvel sobre o Arroio Grande, na RSC-287, deve ser concluída nesta quarta-feira (29).


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Após a entrega ter sido adiada devido às chuvas que dificultaram o andamento dos serviços, a previsão de entrega é até o final do dia desta quarta-feira. A afirmação é do comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, tenente-coronel Humberto Costa.

- Ela está quase já encostando na segunda margem. Já estamos vencendo o Arroio Grande e a ideia é de que com o tempo que vai estar bom, encerrarmos no final do dia, quando estiver escurecendo - afirmou ele à reportagem.


Após manutenção do Daer, trânsito na ERS-511 é liberado para todos os veículos; bloqueio parcial gerou filas na região


A ponte original sobre Arroio Grande desabou em 30 de abril, logo no início das intensas chuvas que atingiram o Estado. Com a situação, o trânsito neste trecho entre Santa Maria e a região da Quarta Colônia ficou interrompido. Militares do  3º Batalhão de Engenharia de Combate (3ª BE Cmb) começaram a trabalhar no local, cerca de 20 dias depois.


Foto: TC Humberto Costa, 3º BECMB (Divulgação)


Durante a obra, uma equipe composta por 51 militares, atuou na extensão de 60 metros, ou 200 pés. A estrutura com equipagem completa de LSB (Logistic Support Bridge) _  de origem inglesa, fabricada pela empresa Mabey Bridge, é considerada uma das mais modernas equipagens de apoio logístico do mundo _ suporta 80 toneladas, ou seja, inclusive bitrens podem utilizar a passagem.


Liberação da Estrada do Perau depende de estudos e laudos técnicos; interrupção segue por tempo indeterminado


Após a entrega por parte do Exército, da estrutura móvel, o trajeto, que também é a principal ligação à capital gaúcha, precisa ser liberado pela Rota Santa Maria, que administra a rodovia. Após a liberação, contudo, a rodovia só poderá ser utilizada até os municípios da Quarta Colônia, uma vez que há outros ponto de bloqueios na estrada, principalmente em Candelária.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá 39 linhas de ônibus intermunicipais em operação nesta quarta-feira; veja os horários Anterior

Santa Maria terá 39 linhas de ônibus intermunicipais em operação nesta quarta-feira; veja os horários

Após manutenção do Daer, trânsito na ERS-511 é liberado para todos os veículos; bloqueio parcial gerou filas na região Próximo

Após manutenção do Daer, trânsito na ERS-511 é liberado para todos os veículos; bloqueio parcial gerou filas na região

Geral