Foto: Mateus Ferreira (Diário)
A Estrada do Perau, acesso que liga Santa Maria e Itaara, foi totalmente bloqueada pela prefeitura por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (21). Para interditar o trecho, foram colocadas cargas de pedra na via. Além do bloqueio, agentes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos também fazem manutenção do acesso das residências dos moradores que vivem no local para facilitar a entrada e saída dos veículos das residências.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O tráfego no local estava proibido desde as enchentes de 2024, já que a estrada foi afetada por deslizamentos de terra e queda de árvores durante as fortes chuvas. No entanto, muitos condutores seguiam trafegando pela lateral da via, de forma irregular. A ausência de uma previsão para o início das obras de reparo fez com que moradores de Itaara se mobilizassem na tentativa de consertar a Estrada do Perau por conta própria no último fim de semana. No entanto, o trecho foi novamente bloqueado, desta vez, de forma total.
Segundo a prefeitura, a operação foi realizada após os laudos da Defesa Civil atestarem, desde o ano passado, o risco para a trafegabilidade; e também pelo bloqueio inicial não ter sido respeitado pelos motoristas.
O Executivo ainda reforça que o objetivo é preservar as vidas de quem transita na via, e que o local segue sob monitoramento da Defesa Civil do município, e também passa por avaliação de um comitê técnico formado por geólogos e geotécnicos da prefeitura e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Ainda não há previsão para o início dos serviços. Agentes da Guarda Municipal auxiliam os veículos na área.