Nesta quarta-feira (20) será realizada uma corrida em protesto e defesa das mulheres esportistas de Santa Maria. O objetivo da iniciativa é trazer visibilidade ao crescimento dos casos de assédio às mulheres que correm pelas ruas da cidade. O trajeto terá percurso de 4 km, com largada marcada para as 20h, no estacionamento do Peruzzo Centro Comercial, no Bairro Camobi. A participação é gratuita.
A partir das 19h30min, haverá uma concentração no estacionamento, onde uma capitã da Brigada Militar (BM) dará instruções às mulheres sobre como agir caso sejam vítimas de assédio.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com saída marcada para as 20h, o percurso será feito pela faixa do meio da Avenida Evandro Behr e da Avenida Roraima, tanto na ida quanto na volta, e segue em direção ao arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, depois, retorna ao estacionamento. Com realização da GoFit Assessoria Esportiva, o evento conta com o apoio da prefeitura e também de outras assessorias do município.
De acordo com o treinador da GoFit, Alexandre Tavares, o evento contará com o apoio e balizamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), e da Brigada Militar (BM).
— Esta união de forças é um marco em relação ao esporte praticado na rua. Com ela vamos levar mais segurança para a corrida, bem como para outros esportes.
- Três meses depois, fotógrafo acusado de estupro contra adolescente responde processo em liberdade
- Jovem de 24 anos é denunciado por importunar mulheres no Calçadão de Santa Maria
Programe-se:
- O quê: Corrida pelas mulheres esportistas
- Quando: Próxima quarta-feira (20)
- Horário: Concentração às 19h30min e largada às 20h
- Local: Estacionamento do Peruzzo Centro Comercial, na Avenida Prefeito Evandro Behr, 5.941, Faixa Velha, Bairro Camobi
- Percurso: A largada será realizada no estacionamento do Peruzzo e segue até o Arco da UFSM. De lá, os participantes retornam ao estacionamento. No total, serão 4 km,
- Público: Livre
- Valor: Gratuito
Denuncie
De acordo com o Código Penal, art. 216-A, o assédio sexual é o crime de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.
Os casos de violações devem ser denunciados por meio dos contatos:
- Brigada Militar: 190
- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam): (55) 3222-9646
- Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA): (55) 3222-2858
*com informações da prefeitura de Santa Maria