Tem início velório coletivo das nove vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas

Tem início velório coletivo das nove vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas

Foto: Record RS

Os corpos das nove vítimas do acidente envolvendo uma van da equipe de remo de Pelotas e uma carreta emplacada em Rio Grande, na BR-376, no Paraná, chegaram ao Sul do Estado na tarde desta terça-feira (22). A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo translado, posou no Aeroporto  Internacional de Pelotas por volta das 17h.


Os caixões foram colocados em nove veículos do Exército Brasileiro, que saíram em cortejo pelas ruas de Pelotas até a sede campestre do Centro Português, para o início do velório coletivo. 


No momento em que os veículos saíam, um a um, do Aeroporto Internacional de Pelotas, uma salva de palmas, puxada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), foi realizada.


Foto: Record RS


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 


No local do velório coletivo, além de familiares, amigos, colegas e autoridades, também estava o ministro do Esporte, André Fufuca (PP).


Já o sepultamento não será coletivo, e sim individual. Cada família ficará responsável pelo enterro do seu respectivo familiar. 


Motorista prestou depoimento nesta terça

O motorista da carreta é defendido pelo advogado Richard Nogueira, segundo informações divulgadas pela gzh. Por meio de nota, o advogado afirmou que seu cliente prestou depoimento para a Polícia Civil do Paraná, por vídeo chamada, na tarde desta terça-feira. Ele teria afirmado que dirigia de forma prudente, negado que o acidente tivesse sido causado por ação humana e que teria usado álcool ou drogas.


O motorista ficou de prestar depoimento na tarde de segunda-feira (21), porém, não compareceu na delegacia.


Conforme a Polícia Civil, um inquérito foi instaurado para investigar as causas do acidente. O caminhoneiro deve ser indiciado por homicídio culposo.


Adolescente foi o único sobrevivente

O acidente aconteceu na noite de domingo (20). As vítimas foram identificadas na manhã de segunda-feira. Sete dos mortos eram jovens integrantes do projeto "Remar para o Futuro", com idades entre 15 e 20 anos, que haviam participado do Campeonato Brasileiro de Remo. Na competição, a equipe conquistou sete medalhas. Confira os nomes das vítimas:

  1. Samuel Benites Lopes, 15 anos
  2. Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
  3. João Pedro Kerchiner, 17 anos
  4. Helen Belony, 20 anos
  5. Nicole Cruz, 15 anos
  6. Angel Souto Vidal, 16 anos
  7. Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  8. Oguener Tissot, 43 anos (coordenador da equipe de remo)
  9. Ricardo Leal da Cunha, 52 anos (motorista da van)


O adolescente João Pedro Milgarejo, 17 anos, único sobrevivente do acidente, teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital São José, em Joinville (SC). Ele teve alta na noite de segunda-feira e chegou em Pelotas na madrugada desta terça. 


Relembre o caso

O grupo retornava do Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, disputado em São Paulo, competição em que a equipe conquistou sete medalhas e terminou com a sexta colocação geral. O acidente aconteceu por volta das 21h40min, na BR-376, na cidade de Guaratuba, no litoral paranaense, enquanto o grupo fazia o trajeto Paraná-Santa Catarina.


De acordo com a PRF, a carreta com placas de Rio Grande teria perdido os freios e colidiu com a traseira da van que levava o grupo de Pelotas. No momento do impacto, a van teria batido em outro carro que estava à frente e rodou na rodovia. Após, a carreta arrastou a van para fora da pista, tombando sobre ela.





*Colaborou Antonio Oliveira

Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maria Júlia Corrêa

POR

Maria Júlia Corrêa

julia.correa@diariosm.com.br

Agudo prepara a 26ª edição da Festa do Moranguinho e da Cuca e outras 5 notícias Anterior

Agudo prepara a 26ª edição da Festa do Moranguinho e da Cuca e outras 5 notícias

Jogo de Cintura terá programa alusivo ao Dia Internacional do Chef de Cozinha nesta quarta-feira Próximo

Jogo de Cintura terá programa alusivo ao Dia Internacional do Chef de Cozinha nesta quarta-feira

Geral