
Foto: Prefeitura de Agudo (reprodução)
Com as chuvas registradas desde a última sexta-feira (10), as águas do Rio Jacuí subiram consideravelmente. Por conta dessa elevação, a Defesa Civil de Agudo lançou um alerta para a população buscar abrigo em lugares seguros. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, o prefeito Luis Henrique Kittel revelou que ainda há cerca de 100 famílias que estão ilhadas no interior da cidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Os altos volumes de chuva atrasaram o atendimento aos agudenses isolados, segundo o prefeito. O resgate é feito principalmente com o auxílio de helicóptero. O Exército Brasileiro e voluntários fazem o socorro terrestre.
Kittel afirma que a infraestrutura de Agudo foi muito prejudicada, principalmente na Região Norte:
– Infelizmente, estradas, pontes e pontilhões, e propriedades de agricultores tiveram um prejuízo incalculável. Todo o trabalho de recuperação do município que estava sendo feito foi em vão por conta da chuva do final de semana. Avançamos muito, mas precisamos refazer quase tudo. O resgate das pessoas fica mais complicado.
Ao todo, mais de 20 pontes e pontilhões sofreram danos parciais ou totais na cidade. Nas regiões norte e sul, onde a geografia é mais plana, os prejuízos foram na agricultura. A colheita da safra será muito baixa ou, em alguns casos, não irá ocorrer.
O prognóstico da prefeitura é que o Rio Jacuí baixe nas próximas horas e a situação se estabilize.
Peça ajuda em Agudo
Defesa Civil Municipal:
- WhatsApp: (55) 99734-6750
Bombeiros voluntários:
- 193
- (55) 3265-1333