Foto: Rian Lacerda (Diário)
Agricultores realizam, nesta quarta-feira (25), uma manifestação em frente ao Sindicato Rural de São Sepé, o que provoca operação pare e siga na BR-392. A mobilização faz parte do protesto contra a falta de avanço na pauta da securitização de dívidas do agronegócio.
Segundo os agricultores, o tempo de espera na rodovia gira em torno de 10 a 15 minutos. Pneus e tratores são utilizados para bloquear parcialmente a via. De acordo com Fernando Trevisol, um dos representantes do movimento, o objetivo não é causar transtornos – por isso, o tráfego é liberado sempre que há acúmulo de veículos.
– O nosso objetivo é pressão no governo. Nosso ato é em prol da securitização. E é só assim que a gente vai conseguir alguma coisa, porque temos que que seguir na pressão e não temos previsão de sair daqui e estamos contando com a ajuda de todos os agricultores que estão aumentando o efetivo a cada dia. Seguimos na luta.
A mobilização marca o 33º dia de protesto às margens da BR-392. Além da ação desta manhã, os agricultores planejam um novo ato em frente às agências bancárias da cidade ainda nesta quarta-feira. O movimento também prevê seguir com os bloqueios nas terças e quintas-feiras, ao longo do dia, até o anoitecer.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação.