Foto: Beto Albert (Diário)
A chegada dos dias quentes aumenta a procura por locais que oferecem sombra, área de banho e atividades de lazer. Na região, pelo menos 13 cidades dispõem de balneários públicos já consolidados como opções de passeio durante o verão.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em 2024, estes lugares tiveram suas paisagens naturais alteradas pelos impactos do desastre climático que atingiu o Rio Grande do Sul, entre os meses de abril e maio. Um levantamento realizado pelo Diário, junto às administrações municipais, indica que todos os principais balneários da região registraram algum tipo de dano causado pela força das águas.
Passo do Verde ainda tem marcas de destruição
No Balneário do Passo do Verde, em Santa Maria, os rastros de destruição deixados pela elevação do Rio Vacacaí ainda são visíveis. O presidente da associação de moradores do distrito Passo do Verde, Roberto Paim, diz que o lugar não apresenta condições de receber o público nesta temporada.
– O balneário foi bastante afetado, muitas árvores caídas e resto de casas, como tijolos, telhas, tábuas e vidros, muitos buracos nas ruas e também no rio, sendo perigoso para os banhistas – explica Roberto.
Quem vive no local ainda contabiliza os prejuízos das chuvas. Na residência da manicure Lisiany Ribeiro de Oliveira, 52 anos, faltaram apenas alguns centímetros para que a água atingisse o segundo piso.
– Estamos aos poucos recuperando o que perdemos. Moro aqui há dois anos e meio, mas tem vizinhos que moram há 35 anos e nunca viram algo parecido – conta Lisiany.
Segundo ela, falta atenção do poder público municipal para as demandas da localidade.
– Nos sentimos muito abandonados aqui. Não tem manutenção da prainha, nem mesmo das ruas onde os moradores transitam – relata.
Questionada sobre a previsão para realizar melhorias no local, a prefeitura disse que tem um cronograma de manutenção das vias públicas dos distritos, e as ruas do Passo do Verde serão visitadas nos próximos dias. Em relação a prainha, também informou que o espaço não é de responsabilidade pública, mas sim da gerência do balneário.
Municípios da região buscam reconstruir
A maioria das prefeituras da região trabalha na recuperação dos espaços para a abertura da temporada de verão, em dezembro. Em Nova Palma, equipes realizam uma força-tarefa para a reconstrução do Balneário Atílio Aléssio, às margens do Rio Soturno.
– Nosso balneário foi 80% destruído. A área de banho foi levada embora, a parte do camping, churrasqueiras e estacionamento também foram atingidos. Mas já estamos recuperando e deixando em condições para o público – explica o prefeito de Nova Palma, André Rossato.
Para marcar a reinauguração, o município prepara uma programação especial para o dia 14 de dezembro, com competições esportivas e outras atividades.
Dos 13 municípios contatados pelo Diário,11 estimam a reabertura da temporada para dezembro. Isso só não será possível no Passo do Verde, em Santa Maria, e no Balneário do Passo do Julião, em São Pedro do Sul, no Rio Toropi, onde a área de banho do local, que fica às margens do Rio Toropi, está interditada, segundo a prefeitura.
Confira os balneários da região que devem abrir neste verão:
- Cacequi – Balneário São Simão, Rio Santa Maria
- Jaguari – Balneário Fernando Schilling, Rio Jaguari
- Lavras do Sul – Praia do Paredão, Rio Camaquã
- Nova Palma – Balneário Atílio Aléssio, Rio Soturno
- Restinga Sêca – Balneário das Tunas, Rio Vacacaí
- Toropi – Balneário Passo do Angico, Rio Toropi
- Mata – Balneário de Mata, Rio Toropi
- Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas, Rio Santa Maria
- São Francisco de Assis – Balneário de Jacaquá, Rio Ibicuí, e Balneário Poço das Pedras, Arroio Inhacundá
- São Vicente do Sul – Balneário Passo do Umbu, Rio Ibicuí
- Santiago – Balneário Distrito de Ernesto Alves, Rio Jaguarizinho
Presença de guarda-vidas
A Operação Verão 2024/2025 iniciará em dia 20 de dezembro em todo o Estado. Conforme o 4º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Santa Maria, a relação dos locais da região terão o serviço de guarda-vidas ativo para a temporada deve ser divulgada até a segunda quinzena de dezembro.
"Por ora, o Comando do 4º BBM tem mantido contato com as prefeituras onde há balneários públicos solicitando que informem se há interesse na ativação do serviço de guarda-vidas e se há estrutura física em condições de abrigar o serviço", informou em nota o Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Carlos Rodrigo de Oliveira Netto.
Banhistas se arriscam e afogamentos preocupam
Mesmo sem as condições adequadas e fora da temporada oficial, a moradora do Passo do Verde relata que já é possível perceber o aumento no movimento de frequentadores aos finais de semana, o que acende o alerta para o risco de afogamentos. Somente neste mês de novembro, Santa Maria registrou duas mortes.
- Em 17 de novembro, o corpo de Gabriel Cristiano Paiva Dias, de 23 anos, foi localizado após desaparecer nas águas do Rio Vacacaí. Ele estava no balneário acompanhado por familiares.
- Em 1° de novembro, Wagner Quartieri Cristino, de 24 anos, foi encontrado na Barragem do DNOS, na Rua Montanha-Russa, Bairro Itararé, em Santa Maria. A vítima estaria no local com familiares, quando teria mergulhado nas águas e não retornado mais à superfície.
Condições das águas
A garantia de segurança completa para a utilização dos balneários da região depende ainda de análises sobre a condições das águas, realizadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), por meio do projeto Balneabilidade.
Semanalmente, o órgão coleta e avalia 95 pontos de praias e balneários de 44 municípios do Estado e os classifica como próprios ou impróprios para banho. O relatório passará a ser divulgado no dia 20 de dezembro no site e nas redes sociais da Fepam. Além disso, placas serão fixadas nos locais para orientar os banhistas.
Leia também