Assessoria esportiva lança campanha contra assédio a mulheres corredoras

Assessoria esportiva lança campanha contra assédio a mulheres corredoras

Foto: Divulgação/Gofit

Relatos constantes de assédio a mulheres que praticam corrida de rua em Santa Maria motivaram o lançamento de uma campanha que pede mais segurança para as corredoras. A iniciativa é da GoFit Assessoria Esportiva.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A professora Caren Teixeira, 49 anos, diz ter vivenciado diferentes situações de assédio enquanto realizava os treinos de corrida pelas vias da cidade. Em um dos casos, um homem a perseguiu de carro por metros.

– Em outra situação, também já presenciei pessoas que falavam algumas palavras e destinavam olhares. A gente percebe quando o olhar é insistente. Existe o olhar de ver a pessoa que está fazendo uma atividade, mas aquele olhar que a gente vê que não é uma coisa natural e que tem um xingamento, um cunho sexual, é uma coisa que agride – afirma.

Com medo, Caren conta que passou a correr na companhia do marido e, desde então, não passou por novas situações de assédio. Ainda assim, acompanha diariamente os relatos de colegas que vivenciam importunações ao correrem sozinhas. 

Esporte que atrai novos adeptos

O sócio e treinador da GoFit, Alexandre Tavares da Silva, destaca que a corrida de rua tem crescido como opção de esporte para os santa-marienses, especialmente após a realização da 1° Maratona de Santa Maria, que reuniu mais de 1,5 mil participantes em 2023.

– É um esporte democrático, que é só calçar um tênis e sair pra rua. Por isso, queremos levantar essa bandeira para que as mulheres possam se sentir mais seguras em fazer seu esporte. Muitas alunas começam a praticar a atividade física e desistem por situações como essa, por uma importunação que gera insegurança. 

Corrida pelas mulheres

Como forma de marcar o apelo por mais segurança e respeito às mulheres durante a prática esportiva, a GoFit promoverá uma corrida no dia 20 de março, às 20h. O trajeto será com saída da Igreja do Amaral, em Camobi, até o arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ida e volta que totalizará 4km. A assessoria convida todos os corredores da cidade, independentemente de grupo ou time, a participar.

Denuncie

De acordo com o Código Penal, art. 216-A, o assédio sexual é o crime de “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.

Os casos de violações devem ser denunciados por meio dos contatos:

  • Brigada Militar – 190
  • Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) – (55) 3222-9646
  • Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) – (55) 3222-2858

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

Vocalista da banda Maskavo conta sua trajetória para alunos do Instituto Olavo Bilac Anterior

Vocalista da banda Maskavo conta sua trajetória para alunos do Instituto Olavo Bilac

Governo antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS; confira o calendário Próximo

Governo antecipa pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS; confira o calendário

Geral