Bom dia, confira as principais notícias desta quarta-feira:
Assembleia aprova 8% de reajuste para o salário mínimo regional, e valor inicial passa a ser R$ 1.789
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (3), o reajuste de 8% no salário mínimo regional para 2025. Com isso, a faixa inicial passa a ser de R$ 1.789,04, alinhando a política salarial do Rio Grande do Sul às práticas adotadas por outros Estados e às negociações coletivas. A data-base para pagamento do novo valor é 1º de maio. Clique aqui e saiba mais.
Fecomércio-RS critica aumento do salário mínimo regional e alega prejuízos do setor com as enchentes de 2024
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) divulgou nota, na tarde de terça-feira (3), em que critica o reajuste do salário mínimo regional em 8%. O projeto de aumento enviado pelo governo do Estado foi aprovado nesta tarde pela Assembleia Legislativa. Na nota, a Fecomércio-RS manifesta "profunda preocupação" com a decisão da Assembleia, que "contraria os apelos do setor empresarial e ignora o atual cenário socioeconômico do Estado. Clique aqui e leia a nota completa.
Transporte de guindastes para obras causará alterações no trânsito do centro de Santa Maria a partir desta quarta
O transporte de gruas, também conhecidas como guindastes, usadas para a construção dos empreendimentos Cristo Rei e Amaiivos, da Construtora Jobim, causará interrupções no trânsito e também na circulação de pessoas nos entornos desses prédios. As alterações começam na quarta-feira (4) e devem se estender até 14 de junho. Leia a matéria completa neste link.
Umidade, além da chuva fina, deve predominar nesta quarta-feira em Santa Maria
Após uma segunda-feira (2) marcada por frio intenso e sol entre nuvens, a terça-feira (3) iniciou com chuva fina, céu nublado e tempo úmido em Santa Maria. Segundo a BaroClima Meteorologia, a umidade deve continuar pelo menos até sexta-feira (6). Confira a previsão completa aqui.
Demência em idosos hospitalizados não é percebida em até 50% dos casos
Um estudo liderado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) alerta que, apesar de cada vez mais frequentes, condições associadas ao envelhecimento, como comprometimento cognitivo e demência, frequentemente passam despercebidas pelas equipes de saúde que atuam nos hospitais. A demência é um dos principais desafios de saúde pública no mundo, afetando aproximadamente 57 milhões de pessoas, incluindo cerca de 2,5 milhões de brasileiros. Leia a matéria neste link.
Para evitar status de amador, Riograndense planeja reativar profissional em 2026; sub-20 jogará estadual em agosto
O Riograndense iniciou, na segunda-feira (2), os treinamentos da equipe sub-20 do clube, após oficialização e apresentação da nova comissão técnica na última sexta-feira (30). Para o primeiro momento, o objetivo é a disputa do Gauchão A2 da categoria, a Divisão de Acesso, que tem início programado para agosto. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.