"As lonas do freio traseiro esquerdo estavam sem condições. Foi falta de manutenção, com certeza", diz delegado sobre acidente envolvendo ônibus da UFSM

Na foto (à esq), imagem da lona do freio traseiro esquerdo, com desgaste. Ao lado (à dir), foto da lona do freio traseiro direito. Os rebites estão mais no fundo, o que indica que a lona está mais grossa e em bom estado.Foto: Polícia Civil (Divulgação)

A perícia técnica do IGP apontou que a causa do acidente envolvendo o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido no último dia 4, foi uma falha nos freios do veículo, com o laudo identificando como problemático o lado esquerdo do freio traseiro, que apresentava desgaste excessivo, com as zonas de atrito praticamente no fim. Em entrevista ao vivo no programa F5, da Rádio CDN, o delegado responsável pela investigação, José Romaci Reis explicou que, em uma estrada plana, o ônibus funcionaria normalmente, porque os freios das outras rodas compensariam a falha da roda traseira esquerda, mas em uma descida acentuada, a falha nos freios comprometia a segurança do veículo.


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Reis explicou que o desgaste ocorreu na lona do freio, que estava tão distante do tambor que precisou ser esticada excessivamente até o mecanismo de acionamento (em formato de S) virar, o que fez com que o sistema de frenagem parasse de funcionar, deixando a roda sem freio e sem condições de uso.


— O laudo aponta que as lonas do freio traseiro da roda esquerda estavam sem condições de uso, ou seja, excessivamente gastos. Naquela circunstância, elas estavam inoperantes, não freavam mais o veículo. E isso provavelmente foi uma das causas do acidente, o que levou o ônibus a descer a Serra sem controle — explica.


Segundo ele, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) afirmou que teria realizado uma revisão geral do ônibus em novembro do ano passado, mas não apresentou documentos que comprovassem a revisão. O mecânico responsável pela manutenção do veículo declarou que fez uma revisão geral em 2023, mas desde então, não teria realizado mais nenhum serviço no ônibus.


Segundo o delegado, a assimetria no desgaste dos freios pode ter ocorrido porque, em alguma manutenção, a lona do lado esquerdo foi considerada a menos gasta e, por isso, não foi substituída, o que acabou contribuindo para o desgaste excessivo e a falha no sistema de frenagem.


— Se a revisão fosse feita adequadamente, provavelmente isso não aconteceria. Então, foi falta de manutenção, com certeza — afirma o delegado.


O inquérito, que é de responsabilidade da Polícia Civil, já está em fase de finalização. Segundo o delegado José Romaci Reis, a equipe analisa a possibilidade de realizar uma nova perícia no ônibus para verificar outras possíveis irregularidades que não puderam ser esclarecidas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) devido à falta de equipamentos adequados. 


— Eu terei que contratar ou nomear peritos fora do IGP para que façam este levantamento — afirmou.


Posicionamento da Universidade
A UFSM foi procurada pela reportagem e informou, por meio da assessoria de imprensa, que "como não receberam nada oficialmente, não irão comentar o assunto neste momento."


Tacógrafo

Segundo Reis, o disco do tacógrafo do ônibus foi encontrado, mas ele pediu análises complementares do IGP para ter certeza de qual foi a velocidade do ônibus nos últimos quatro quilômetros de trajeto. A intenção é saber qual era a velocidade quando o veículo começou a descer a serra e qual o pico de velocidade pouco antes de sair da pista e cair no barranco.

O delegado informou que ainda faltam ser ouvidos dois motoristas e duas vítimas do acidente. Ele afirmou também que, até o momento, não há definição sobre quem será indiciado no caso.


Foto: IGP (Divulgação)

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