Foto: Mateus Ferreira (Diário)
O valor de R$ 23 milhões para a reconstrução da Estrada do Perau e contenção das encostas foi confirmado nesta quarta-feira (2), durante reunião do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), em Brasília. A confirmação se deu por meio do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do secretário nacional da Defesa Civil (Sedec), Wolnei Wolff.
A obra é necessária para restabelecer as condições de trafegabilidade, já que a via, que liga Santa Maria a Itaara, está bloqueada desde 1º de maio de 2024 por conta das fortes chuvas no Estado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com o valor, o próximo passo é a licitação, reforça Decimo:
– Esta é uma obra muito aguardada e necessária a Santa Maria e região. Com os recursos empenhados e garantidos, as equipes técnicas da Prefeitura já estão com foco total para que a licitação ocorra o mais breve possível. Estamos reconstruindo nosso município e vamos seguir trabalhando e somando esforços para garantir a reconstrução de outras estruturas, como as pontes do Interior. Ainda na semana retrasada, demos um importante passo para a colocação de muros de gabião às margens de três estradas, que somam investimentos de R$ 12 milhões. A reconstrução continua.

Também participaram da reunião em Brasília a secretária municipal de Planejamento e Administração, Liana Ebling, e o superintendente de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Olni Ricardo Dutra. Do legislativo, o vereador Sidnei Cardoso (PT). Ex-ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) também esteve presente na reunião.
Terreno instável
Na época do bloqueio, parte do morro deslizou, e com a queda de árvores e galhos, o terreno também teria movimentado, e uma fenda teria sido aberta no morro. Estudos geológicos foram realizados pela prefeitura de Santa Maria para recuperar o morro.
Leia mais: