Foto: Rian Lacerda (Diário)
Após a repercussão da história de Claudio Ferraz dos Santos, 37 anos, catador de recicláveis que cuida de 16 cães e circula com eles pelas ruas de Santa Maria, uma amiga do casal decidiu criar uma vaquinha online. A ação foi motivada depois que o Pix foi bloqueado por ter atingido o limite de recebimentos. Por isso, Lidiane Nichele – que já acompanha e auxilia o casal há algum tempo – resolveu intermediar a ajuda. Agora, doações podem ser feitas pela chave Pix ([email protected]) ou diretamente na vaquinha virtual, disponível [neste link].
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A repercussão da história emocionou quem já conhecia de perto a trajetória da família. Uma dessas pessoas é Lidiane Nichele, que celebrou a visibilidade da matéria do Diário.
Ela conheceu Claudio e Andressa quando eles ainda não tinham absolutamente nada. Na época, segundo ela, moravam em uma casa alugada e viviam em situação bastante precária. Com um auxílio emergencial de R$ 5 mil, repassado após as enchentes pelo Governo do Estado, conseguiram comprar uma casa própria.
– Era uma casa com muitos problemas. Dentro do que a gente pôde, demos uma ajuda para que eles fizessem uma reforma básica. Eles não tinham nada dentro de casa – relembra.
Lidiane levou Andressa a um brechó para escolher alguns móveis e utensílios. A família não tinha geladeira, cama ou beliche. Dormiam todos juntos em uma cama de casal, com apenas um fogão e uma pia na cozinha.
– Estou em contato com eles porque são pessoas muito boas, dignas e respeitosas. Desde o começo, nunca me pediram nada. O que faço é por merecimento. Eles cuidam muito bem dos animais, são atenciosos com as duas crianças e nunca se aproveitam da boa vontade dos outros – afirma.
Ela acredita que a mobilização em torno da história da família pode gerar ainda mais ajuda para quem realmente precisa:
– Vai ser muito bonito ver essa corrente de apoio crescer. Eles merecem.
Veja a história de Claudio: