
Foto: Prefeitura de Jaguari (Divulgação)
A comunidade jaguariense retorna parcialmente às suas atividades após chover mais de 317 milímetros em 48 horas, o Rio Jaguari subir 13 metros acima do normal e mais de mil pessoas saírem de casa. Nesta segunda-feira (23), os abrigos já estavam vazios e todas as famílias retornaram às suas moradias, informa o prefeito do município, Igor Tambara (MDB).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Depois da água quase tocar o teto e descaracterizar o lar de algumas famílias, o momento é de limpeza e obras emergenciais, indica Tambara:
– As famílias já retornaram para suas casas. Estamos na fase de ajuda humanitária. Ajudamos com alimentação, material de higiene, de limpeza. Repassamos as doações que chegam, como roupas. Felizmente nós não temos mais família nos abrigos.
Reconstrução
A concentração é na construção de desvios e, com isso, normalizar o trânsito do município. Entre as metas, está a construção de um recurso secundário para a ponte que caiu, no centro da cidade. O entulho, barro e demais sujeiras também estão sendo recolhidos. Seriam cerca de 1.200 m³ de resíduo.
Tamara indica que, nos próximos dias, apresentarão um plano de recuperação do município.
Ainda nesta segunda (23), as aulas da rede municipal foram retomadas, mas em modelo híbrido, com atividades presenciais e virtuais integradas, considerando as diferentes realidades vividas pelas famílias neste momento de reconstrução.
Auxílio
- Para ajudar na recuperação das famílias, a prefeitura disponibilizou uma chave pix para doações: 87.572.046/0001-63
- Também precisam de materiais de higiene, roupas íntimas, roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, colchões, travesseiros, rações (cães e gatos), alimentos (preferencialmente pacotes de 1kg e materiais de limpeza
- Ponto de arrecadação: Ginásio São José, na Rua Marechal Floriano Peixoto - 244
Leia mais:
- Após fortes chuvas, a solidariedade: saiba como ajudar os municípios da região em situação de emergência
- Interior de Santa Maria ainda tem sete pontes com trânsito bloqueado por causa da chuva
- Mais de 55 municípios do Rio Grande do Sul relatam danos provocados pelas chuvas; duas pessoas morreram e uma está desaparecida