
Fotos: Beto Albert (arquivo/Diário)
Após mobilizar mais de 250 mil pessoas na edição de 2024, a Arquidiocese de Santa Maria já se prepara para a 82ª Romaria Estadual da Medianeira. Desde 2023, o evento tem duração de três dias, mesclando religião, música e esportes.
– Já temos um grupo que está se reunindo para pensar na temática e programação, mas algo é certo: teremos as pré-romarias, que já realizamos há dois anos; as trezenas, que já são uma tradição; a Rústica da Medianeira, que veio para ficar e, dentro disso, vamos preparando outras novidades – afirma o vigário-geral da Arquidiocese de Santa Maria e reitor da Basílica da Medianeira, padre Cristiano Quatrin.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Infraestrutura
Para acolher os romeiros, o Parque da Medianeira segue com as reformas de antigos e novos espaços. Em março de 2024, teve início às obras da livraria da Arquidiocese. Já em agosto, a partir de uma parceria entre a Arquidiocese e prefeitura, começou a ser executado um projeto, que prevê segurança, iluminação, banheiros, pista de caminhada e corrida, além de brinquedos para crianças.
Algumas etapas dessa iniciativa já foram concluídas e ganharam a aprovação da comunidade em eventos realizado no Parque (foto abaixo). Para este ano, Quatrin acredita que os romeiros podem esperar por mais.
– Em 2025, teremos muitos espaços diferentes na Romaria e todo mundo que vem aqui já está vendo isso. Estamos trabalhando para que, ainda no dia 15 de agosto, possamos inaugurar a nossa livraria. Claro que, para isso, dependemos das condições climáticas. Mas tudo está sendo preparado. Assim que tivermos a programação completa da Romaria, divulgaremos e convidaremos nosso povo para vivenciar a experiência de serem verdadeiros peregrinos de esperança neste ano santo – concluiu ele.
