Por volta das 23h do último domingo (1°), o interior da cidade de São Sepé, na localidade de Passo dos Freire e Garruchos, foi atingida por um temporal que trouxe grandes estragos aos moradores. Em apenas cinco minutos, foram 110 mm de chuva intensa, acompanhada de granizo, que provocou a queda de árvores, postes de madeira, destelhamento de casa e prejuízos em lavouras da região, que tem divisa com o município de Vila Nova do Sul. O coordenador da Defesa Civil de São Sepé, Wolnei Ineu Pedroso, esteve ao vivo na Rádio CDN na manhã desta terça-feira (3) para falar sobre os prejuízos, que segundo relato dos moradores, parecia um tornado.
Na segunda-feira (2) a chuva cessou, momento em que foi feito o levantamento dos prejuízos. Agora, as autoridades buscam formas de amenizar os estragos e oferecer suporte para as 11 famílias atingidas, que totalizam 30 moradores.
— Esse vento fez bastante estrago onde passou mas, felizmente, não houve nenhum dano físico. As pessoas estão todas bem, não tem ninguém cardíaco e os animais também não foram atingidos. Todos eles se encontram em suas localidades porque estão trabalhando na recuperação do seu patrimônio e nós estamos dando suporte — explica Pedroso.
Como ajudar
Para a reconstrução das casas, os moradores precisam de lonas e materiais para cobertura, como brasilite e zinco, que podem ser doados na prefeitura de São Sepé, localizada na Rua Plácido Chiquiti, n°900, no Centro, ou também em contato com a Defesa Civil e Assistência Social do Município através do fone:3233-2902.
Ouça a entrevista completa:
A entrevista foi ao ar no programa Central CDN, apresentado pela jornalista Thays Ceretta.