Após a repercussão negativa do vídeo que ironizou a tragédia da boate Kiss, o vocalista da banda Forró Dubai, Ícaro Trindade e o proprietário da banda, Ítalo Figueira, usaram as redes sociais para pedir desculpas pelo episódio e explicar o que aconteceu na festa de aniversário em que o grupo se apresentou. A frase “Alô boate Kiss” foi dita pelo vocalista enquanto outra pessoa acionava uma pistola de faíscas apontada para o alto. Nas redes sociais, ele explica que não teve a intenção de ironizar a tragédia justamente por que também entende a dor de perder alguém.
— Venho aqui do fundo do meu coração pedir desculpas. Minha intenção não foi tripudiar, não foi ironizar. Não foi de forma alguma brincar com a dor de ninguém. Eu também já perdi dois irmãos de forma trágica, um de acidente e um de suicídio, e sei qual é a dor de perder alguém que a gente ama. Então de forma alguma isso foi em forma de ironizar, não quis brincar com a dor de ninguém — disse o vocalista.
Ele ainda conta que o uso do artefato durante o show fez com que ele lembrasse da série Todo Dia a Mesma Noite:
— Assisti à série, a série está no auge, infelizmente lá na hora que estava soltando o artefato pirotécnico, lembrei da tragédia, lembrei da série. Infelizmente acabei soltando a frase, mas venho aqui mais uma vez, encarecidamente, fazer esse pedido de desculpas, esse apelo pelo perdão da família, dos pais, dos conhecidos e também das vítimas, que até hoje sofrem de alguma forma com os danos da tragédia — finalizou Ícaro.
No momento, Ícaro privou sua conta no Instagram.
Ameaças aos integrantes
View this post on Instagram A post shared by Forró Dubai🎤🪗🔥 (@bandadubai)
View this post on Instagram A post shared by Forró Dubai🎤🪗🔥 (@bandadubai)
Em um vídeo publicado em três partes no Instagram, o proprietário da banda pediu desculpas às famílias e disse que ele e os integrantes da banda vêm sofrendo ameaças de morte e xingamentos nas redes sociais desde que o vídeo ganhou destaque. O assunto também revoltou políticos e outras autoridades da Região Central, do Estado e país, que também usaram as redes para repudiar o ato.
— Eu sei a revolta que é, porque até eu fiquei realmente revoltado. Eu não quero passar pano, não quero passar a mão na cabeça de ninguém. Mas o Ícaro também sabe a dor, né? Veio muita gente aqui no nosso direct mandar mensagem dizendo ‘você não sabe que a dor de perder alguém’. O vocalista responsável sabe, sim, o que é perder alguém — disse Ítalo, fazendo referência ao falecimento dos irmãos do vocalista da banda.
Ele também explica que os fogos que aparecem no vídeo são usados há anos pela banda e que nunca ofereceram riscos para o público. Ao Diário, ele voltou a dizer que o vídeo publicado nas redes sociais está cortado, mudando a realidade dos fatos.
— Ele falou: ‘é dessa maneira que deve soltar os fogos’, só que aí cortaram o vídeo, né? Botaram só na parte que ele falou ‘alô boate Kiss’. Na hora o pessoal levou na brincadeira, todo mundo riu, mas depois ele falou: ‘é dessa maneira que deve soltar os fogos, nesse tipo de ambiente aberto’. Ele está recebendo uma chuva de críticas, e com toda a razão ao ponto do vídeo, só que o vídeo completo, a forma que ele quis se expressar mesmo não tá lá — explica.
Tragédia da Kiss
O incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Em uma das músicas, Luciano, que era rodie (um ajudante da banda), acendeu um fogo de artifício e o entregou a Marcelo, que era o vocalista da Banda Gurizada Fandangueira. As faíscas do artefato deram início às chamas que causaram a maior tragédia da história gaúcha. O acidente causou a morte de 242 pessoas e deixou mais de 600 feridas.
Leia mais sobre a tragédia que completou 10 anos em janeiro de 2023.