Foto: Nathália Schneider (Diário)

Após a prorrogação do prazo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerrou as inscrições para o Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS), na terça-feira (26), com 18 mil candidatos pré-inscritos. Desse número, 14.011 mil estudantes disputam uma vaga no Vestibular, e outros 3.989 no PSS. A confirmação, contudo, do número definitivo de candidatos ocorrerá só depois do pagamento final das inscrições, na quinta-feira (28). Os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Direito seguem liderando a lista dos mais concorridos. A relação completa você encontra abaixo. Os dados foram divulgados pelo pró-reitor de Graduação da instituição, Jerônimo Siqueira Tybusch:
— Esse é um número bastante satisfatório, porque é um processo de evolução que é gradual a cada edição do Vestibular, e nós pretendemos evoluir esse número de inscritos. Também é um retorno de uma cultura que ficou parada durante 10 anos, em que não realizamos tanto a prova do Vestibular quanto a prova do Processo Seletivo Seriado, e a gente vê esse retorno como algo extremamente positivo — disse ao vivo no programa Bom Dia, Cidade desta quarta-feira (27).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com a prorrogação das inscrições, a universidade superou o número de pré-inscritos, que até sexta-feira (22), estava na casa dos 16 mil. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em Santa Maria, além do campus da UFSM, que possui capacidade para receber de 9 a 10 mil vestibulandos, as provas também devem ser realizadas em salas de escolas estaduais localizadas na região central da cidade. De acordo com Tybusch, a instituição irá priorizar a escolha de salas com ar-condicionado para amenizar as altas temperaturas e proporcionar uma prova mais tranquila aos estudantes.
Veja os cursos mais procurados no Vestibular:
- Medicina: 5.158 estudantes pré-inscritos
- Medicina Veterinária: 662 estudantes pré-inscritos
- Psicologia: 594 estudantes pré-inscritos
- Direito Diurno: 445 estudantes pré-inscritos
- Direto Noturno: 408 estudantes pré-inscritos
- Odontologia: 350 estudantes pré-inscritos
- Fisioterapia: 343 estudantes pré-inscritos
Número de pré-inscritos para o Vestibular por cidade:
- Santa Maria: 10.331 pré-inscritos
- Palmeira das Missões: 681 pré-inscritos
- Frederico Westphalen: 634 pré-inscritos
- Curitiba: 812 pré-inscritos
- Cachoeira do Sul: 647 pré-inscritos
- Florianópolis: 548 pré-inscritos
Número de pré-inscritos para o PSS por cidade:
- Santa Maria: 2.751 pré-inscritos
- Cachoeira do Sul: 176 pré-inscritos
- Frederico Westphalen: 150 pré-inscritos
- Santa Cruz do Sul: 170 pré-inscritos
- Porto Alegre: 143 pré-inscritos
- Palmeira das Missões: 186 pré-inscritos
- Passo Fundo: 114 pré-inscritos
- Caxias do Sul: 24 pré-inscritos
- Curitiba: 52 pré-inscritos
- Florianópolis: 63 pré-inscritos
- Uruguaiana: 92 pré-inscritos
- Pelotas: 48 pré-inscritos
As provas
O vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) ocorrem nos dias 13 e 14 de janeiro. Ambas as provas serão divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.
- 13 de janeiro: PSS 1 + Prova 1 do vestibular — 13h30min às 16h30min — 3h de duração
- 14 de janeiro (manhã): Prova 2 do vestibular — 8h às 11h — 3h de duração
- 14 de janeiro (tarde): Prova 3 do vestibular + redação — 13h30min às 18h30min — 5h de duração
Locais de aplicação
O vestibular e o PSS vão ser aplicados nos quatro campi da UFSM: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Já o PSS poderá ser feito pelos estudantes em cidades como Passo Fundo, Caxias do Sul, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul e, também, nas capitais do sul do país — Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Ingresso na UFSM
Em 2024 e 2025, o ingresso continuará a ser realizado via Sisu e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente. A partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do terceiro ano, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.