
Foto: Nathália Schneider (Diário)
Celebração reuniu comunida acadêmica no pátio do Conjunto 1 da UFN
Na tarde desta terça-feira (19), um ato celebrativo marcou os 70 anos da assinatura da Ata de Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), que dá origem à atual Universidade Franciscana (UFN). A cerimônia reuniu a comunidade acadêmica em frente à Gruta de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no pátio do Conjunto 1 da UFN. Na ocasião, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Marcos Alexandre Alves, iniciou a celebração relembrando o histórico das sete décadas da instituição.
— As irmãs franciscanas foram pioneiras na educação superior desta cidade ao colocar em funcionamento, no mesmo ano, as faculdades de educação e de saúde — relembra o pró-reitor.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A solenidade contou com um momento especial de leitura da ata de criação, proferida pela professora Vanilde Bisognin. A FIC foi a primeira instituição de Ensino Superior de Santa Maria, que já contava com a oferta de cursos superiores na cidade à época, porém nenhum era de uma instituição local.
A reitora da UFN, Iraní Rupolo, ressalta que o ato celebrativo carrega em si a bravura das irmãs franciscanas que decidiram por assumir o compromisso diante da sociedade de criarem a faculdade.
— É uma data onde se inicia o encorajamento da educação superior. Aqui se inicia um olhar de futuro, e uma responsabilidade de formação para educação, professores, posteriormente enfermeiros, e a seguir outras áreas do conhecimento. A solidez dos prédios, da presença do centro da cidade, é a solidez de ciência, conhecimento, formação, e de bem que essa Universidade transmite a santa maria e ao estado — ressalta a reitora.
Graduada em Matemática Licenciatura pela FIC em 1986, Ana Marli Bulegon, 59 anos, hoje é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ela relembrou com emoção a importância da faculdade ao longo da sua trajetória profissional, já que também fez a especialização, em 1987, e mestrado, em 2004, na instituição.
— É um momento de muita alegria para mim. Eu morava em São João do Polêsine, e vir para Santa Maria, estudar na nossa FIC, demonstrava o acesso ao Ensino Superior. Ter a oportunidade de fazer uma faculdade, um curso superior, também era importante pra gente, que nossa base econômica da Quarta Colônia é agrícola. Então ter um filho formado numa faculdade era bastante significativo.
A celebração teve um momento de bênção à comunidade realizada pelo frei Valdir Pretto, da Pastoral Universitária. A instalação oficial da FIC ocorreu em abril de 1955, após o parecer favorável do Ministério da Educação autorizando o processo seletivo de alunos, em 21 de março de 1955.