
Foto: Vinicius Machado (Diário)
A temida redação do Enem, um dos principais componentes da nota, chegou para os mais de 3,9 milhões de pessoas neste domingo (5). Desta vez, os participantes terão que escrever sobre os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Na avaliação da professora de redação do Totem Vestibulares, Mariane Lazzari, o tema provoca refletir sobre a marginalização de milhares de indivíduos que cuidam de crianças, idosos, pessoas com doenças ou deficiências.
– A prova tinha dado do IBGE, pesquisa, contextualização e, já no texto motivador 1, abordou a desigualdade.Sem dúvidas, os textos motivadores ajudaram os estudantes na criação do projeto de texto. Considero o tema de 2023 mais fácil que os temas dos anos anteriores – detalha Mariane.
A professora ainda faz uma comparação com o ano passado. Na sua percepção, há palavras-chave que guiam os textos motivadores, aqueles que apresentam o tema com diferentes enfoques. A palavra 'desafios' era central no ano passado, o que se repetiu nesta edição.
Já em 2021, a palavra-chave era invisibilidade e também estava presente neste ano, na observação de Mariane.