
Fotos: Charles Guerra (Diário)
O ano letivo de 2017 de uma estudante de 16 anos, em Santa Maria, começou no 1º ano do Ensino Médio do colégio Coronel Pilar, mas foi suspenso com a greve, em setembro. Mais tarde, com o fim da paralisação, a adolescente não pôde voltar para as salas de aula porque a escola está com o prédio interditado desde a tempestade do dia 19 de outubro.
Afinal, aulas na rede estadual até quando?
A mãe da menina, que preferiu não ser identificada nesta reportagem nem identificar a filha, ficou preocupada com o encerramento do ano e transferiu a estudante para o colégio Manoel Ribas, que prevê as aulas até 26 de fevereiro. O grande problema, agora, é que a menina conseguiu vaga no Seminário São José, que tem o início do ano letivo de 2018 no dia 19 de fevereiro.
Conforme a mãe, 70 pessoas se inscreveram para conseguir uma vaga na instituição particular, mas apenas cinco conseguiram, incluindo a filha dela. A escola é particular, mas tem um processo de escolha dos alunos com muitas etapas, segundo a mãe.
A coordenadora do Seminário São José, Leda Maria Corrêa, comenta que a direção estipulou em 30 de março o prazo de entrega do histórico escolar para os alunos que são provenientes da rede estadual de ensino. Contudo, afirma que, para frequentar as aulas, o colégio exige um atestado da escola estadual que certifique que o aluno é concluinte e está aprovado para o ano seguinte.
- Se essa menina está no 1º ano do Ensino Médio e vem estudar conosco no 2º ano, até o primeiro dia de aula temos que ter esse atestado da escola em que ela conclui o 1º ano - explica a professora Leda Maria.
Confira o calendário de recuperação das aulas em Santa Maria
E é exatamente essa a preocupação da mãe. Segundo ela, as notas da filha são muito boas, mas as aulas em uma escola não terminarão antes de começarem as da outra.
- Até pensei que a minha filha vai ir numa escola de manhã e, na outra, à tarde, porque não queremos que ela perca a vaga. Mas a escola em que ela está fazendo o 1º ano vai me dar o tal atestado? E, em uma semana antes do enceramento das aulas? - questiona.
APROVADOS NO CTISM E NO POLITÉCNICO PODEM GARANTIR SUAS VAGAS
Duas instituições que modificaram as normas para o período de matrículas são o Colégio Técnico Industrial (Ctism) e o Colégio Politécnico, ambos dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que utilizam processo seletivo com provas para ingresso dos alunos.
O Ctism tem prazo de entrega dos documentos para as matrículas desta segunda até a próxima quarta-feira. Já o Politécnico recebe a documentação dos aprovados nos cursos técnicos de segunda a sexta-feira. Mas, os aprovados de qualquer uma das instituições que ainda estejam em conclusão do Ensino Fundamental na rede estadual não precisam se preocupar.
DECLARAÇÃO DE CONCLUINTE
Segundo a professora Márcia Cipriano, presidente da comissão de avaliação dos documentos para ingresso no Ctism, os candidatos que se enquadram nessa situação devem acessar o site da escola ou o da Comissão Permanente do Vestibular (Cooperes) para baixar uma declaração de concluinte do Ensino Fundamental. Márcia explica que, nesse documento, que vai substituir o histórico escolar, deve constar a data em que a escola estadual prevê o encerramento do ano letivo de 2017.

Isso vai garantir que o candidato aprovado mantenha a vaga, mesmo sem ainda ter concluído o Ensino Fundamental. Porém, o prazo que o Ctism dá é até o dia 20 de fevereiro para a entrega do histórico escolar, mas a presidente da comissão de avaliação esclarece que os casos dos alunos que encerram o ano letivo de 2017 após essa data serão avaliados individualmente.
Para o Politécnico, a situação é semelhante, de acordo com o diretor de ensino da instituição, Moacir Bolzan, pois o colégio também vai receber uma declaração do aluno aprovado para garantir a vaga.
As duas instituições receberão os documentos das 8h às 13h.
PARA FAZER A MATRÍCULA
No Ctism
De segunda a quarta-feira, entre 8h e 13h,
é preciso apresentar (originais ou cópias):
- Histórico escolar do Ensino Fundamental
- Certidão de nascimento ou casamento
- Carteira de identidade
- CPF
- Comprovante de quitação com o serviço militar (candidatos do sexo masculino masculino maiores de 18 anos)
- Comprovante de vacina antitetânica
- Atestado médico que comprove aptidão para educação física (original)
- Cópia do título eleitoral, para os maiores de 18 anos
- Uma foto 3x4 recente
É verão! E os alunos estão nas salas de aula
No Politécnico
De segunda a sexta-feira, entre 8h e 13h,
é preciso apresentar:
- Certidão de Conclusão do Ensino Médio com Histórico Escolar, original ou cópia autenticada
- Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
- Cópia da Carteira de Identidade
- Cópia do CPF
- Cópia do documento comprobatório de estar em dia com o serviço militar (candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos)
- Cópia do título eleitoral, para os maiores de 18 anos
- Uma foto 3x4 recente