Educação

Mais de cem alunos participam de projeto de aprendiz da ciência

Lizie Antonello

Você chuta como o Neymar? O quê o tijolo, o vidro e a pasta de dente têm em comum? Vamos abastecer o carro com azeite? Quer ver a simulação do aquecimento global? Como é feito um Raio X? Foram questões como estas que atraíram estudantes do Ensino Médio de escolas da região para o projeto Cientista Aprendiz na Unifra.

Os organizadores da iniciativa lançaram as perguntas nas redes sociais para chamar a atenção dos alunos. A estratégia deu certo, e 110 alunos se inscreveram para a primeira edição. Até sexta-feira, eles vão conhecer laboratórios dos cursos de Física Médica e engenharias Biomédica, de Materiais, Química e Ambiental e Sanitária para saber o que é desenvolvido em cada área. Ao final, o objetivo é descobrir as respostas das perguntas.

Segundo a idealizadora, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unifra, Solange Binotto Fagan, a ideia é formar novos pesquisadores e aproximar a instituição da comunidade. De quebra, a iniciativa vai chamar a atenção para os cursos que historicamente têm pouca procura no vestibular _ entre 0,2 e 1,5 candidato por vaga _, mas que são boas oportunidades de emprego.

O projeto também estimulará a competitividade entre os estudantes que participarão de uma espécie de gincana. No ano que vem, o projeto deve ser ampliado para outros cursos.

Caroline Silveira, 19 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio no Instituto Mãe de Deus, em Tupanciretã, e viu os posts no Facebook. Na segunda, não só descobriu como é feito o Raio X, como participou do processo:

_ Quero fazer Engenharia Química e vi no projeto uma forma de vivenciar o curso.
no laboratório

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria tem a primeira escola exclusiva para crianças autistas

Próximo

UFSM chama 61 aprovados em 24 cursos de graduação

Educação