Lei que permite retorno da área utilizada pela Ulbra é sancionada; entenda

Lei que permite retorno da área utilizada pela Ulbra é sancionada; entenda

Foto: Nathália Schneider (Diário)

O Executivo municipal sancionou, nesta segunda-feira (27), a Lei 6.834, que viabiliza o retorno da área hoje utilizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) à União caso a instituição de ensino deixe de atuar no local, na BR-287, no distrito de Boca do Monte. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A lei, de autoria da prefeitura, dispõe também sobre a utilização do terreno para a instalação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar).

 
– Santa Maria deu um passo importantíssimo para a vinda do Iffar ao município. O caminho está sendo pavimentado, e o que coube ao Executivo e ao Legislativo foi feito. Temos, agora, uma área garantida para o novo campus, algo que vai trazer muitos benefícios a nossa população – comentou o vice-prefeito Rodrigo Decimo.

 
O projeto havia sido apresentado à Câmara de Vereadores em outubro deste ano. A decisão sobre o novo campus do Iffar caberá ao Ministério da Educação. Conforme a reitora, Nídia Heringer, o Iffar virá para trazer novas oportunidades para quem quer ingressar em um curso técnico:

 
– Planejamos ofertar eixos formativos que vão atender a demanda da comunidade. Um processo que vai ser construído de forma colaborativa futuramente. A intenção é somar e não disputar com as demais instituições que já oferecem cursos técnicos.

A área construída, ou seja, os prédios, será uma questão tratada diretamente entre a Ulbra e o Ministério da Educação, que deve indenizá-los pela construção. Com 85 salas de aula e um auditório para 400 pessoas, a previsão do Iffar é de que 1,4 mil alunos possam ser atendidos. Para tal, haveria a contratação de 70 professores e 45 técnico-administrativos em educação.

 
Participaram da assinatura a secretária de Educação, Lúcia Madruga; o chefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Álvaro Lisboa, e os vereadores Alexandre Vargas (Republicanos) e Marina Callegaro (PT). Pelo Instituto Federal Farroupilha, estiveram presentes os pró-reitores Ângela Almeida, Arthur Frantz e Carlos Lehn.


Entenda a proposta

  • No dia 23 de junho deste ano, uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria, debateu a criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (Iffar) em Santa Maria.
  • Atualmente, o município já é sede da Reitoria da instituição. A proposta integra o processo de ampliação do instituto
  • Conforme a reitora do Iffar, Nídia Heringer, a iniciativa faz parte do plano de expansão dos institutos federais
  •  Com dados de 2022, a instituição conta com 4.671 matrículas em 40 cursos técnicos integrados; 584 estudantes matriculados em 19 cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio; e 3.657 em 55 cursos de Audiência pública debate abertura de campus do IFFar em Santa Maria educação profissional e tecnológica graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Emai divulga os aprovados para ingresso no primeiro semestre de 2024 Anterior

Emai divulga os aprovados para ingresso no primeiro semestre de 2024

Como está o andamento das obras em 14 escolas da Rede Municipal de Santa Maria; investimento supera R$ 28 milhões Próximo

Como está o andamento das obras em 14 escolas da Rede Municipal de Santa Maria; investimento supera R$ 28 milhões

Educação