🔒 exclusivo assinantes

Furto de fios impossibilita que todos os alunos da escola municipal Darcy Vargas iniciem o ano letivo

Furto de fios impossibilita que todos os alunos da escola municipal Darcy Vargas iniciem o ano letivo

Situação do 2º pavilhão da Emei Darcy Vargas.

Não foi uma, mas sim quatro vezes que a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Darcy Vargas, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, passou por transtornos relacionados a furto de cabos da rede elétrica nos últimos meses. O mais grave fez com que parte da escola iniciasse o ano letivo funcionando parcialmente nesta segunda-feira (24). 


Enquanto isso, na Região Sul de Santa Maria, a volta às aulas para a rede municipal é diferente com a reinauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ione Medianeira Parcianello, Bairro Tomazzetti.


No total, são 86 escolas municipais que retomam as atividades e mais de 20 mil alunos são esperados. Nesse contexto, diferentes realidades aparecem, e devem se alterar nos próximos dias. Conforme a Secretaria de Educação, até dia 5 de março, os quadros de professores devem ser preenchidos com os profissionais contratados. Os monitores também são uma demanda. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Episódios frequentes 

Emei Darcy Vargas está dividida entre o bloco que tem energia elétrica, com cinco sala de aula funcionando, além do refeitório, sala dos professores e direção. E o segundo bloco, nos fundos da escola, sem luz e impossibilitado de ser usado nas atividades escolares. Com isso, de 350 alunos, a unidade educacional passa a receber somente oito turmas de pré-escola. Durante a ida da reportagem à escola, na manhã desta segunda (24), crianças de 4 a 6 anos incompletos estavam em atividades (do pré).

Além do prejuízo material, os transtornos recorrentes desgastam a comunidade escolar, que em 2021 passou pelo mesmo problema, em menos de duas semanas. Conforme a coordenadora da manhã, Ana Paula Assunção, a segurança foi redobrada depois dos últimos episódios: 

Ana Paula Assunção.

– Depois desse episódio de fevereiro, a empresa de monitoramento colocou um guarda aqui para ficar aqui a noite toda. 


A secretária da pasta, Gisele Bauer, indica que a prefeitura está ciente da situação e trabalhando para realizar uma licitação e que seja feita a reforma da rede elétrica. Assim que concluída, as demais turmas retornam. O prazo preliminar seriam 30 dias. 


  • Histórico de furtos 
  • Dezembro de 2024 – Roubaram os cabos de aparelhos de ar condicionado das salas da frente da escola
  • 23 de janeiro – Outro furto de fios, quando a merenda estragou 
  • Fim de janeiro – Mais um furto de fios, que ocasionou o problema atual de salas de aula sem luz 
  • 12 de fevereiro – Tentaram de novo 


Segurança nas escolas 

Para estes e outros episódios, a Secretaria de Município de Segurança e Ordem Pública retorna com o serviço de patrulha escolar. Dessa vez, com um carro destinado exclusivamente para o serviço. O objetivo é aproximar a Guarda Municipal da comunidade escolar se fazendo presente. O veículo circulará por diferentes escolas a partir desta segunda (24). Quatro em cada dia, a começar pelas que já têm histórico de problemas, como briga, assalto, roubo, explica o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro: 

Superintendente da Guarda Municipal. Atrás, o carro da patrulha.

– A ideia é circular em todas as escolas da rede municipal. Por enquanto, só as da rede. Depois podemos expandir. Vamos procurar fazer, em média, quatro escolas por dia. Atendendo as escolas, conversando com os diretores, conversando com os alunos, e vendo as necessidade do local. Provavelmente, atuaremos na mediação de conflito, evitando sinistros, assaltos, brigas, coisas assim. Entendemos que, na segurança pública, 95% é a presença da força policial. Nós já temos o levantamento de escolas que frequentemente dão problema, e é por elas que começaremos.  


O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, explica que, em anos anteriores, toda a frota fazia esse trabalho de patrulhamento escolar. Agora, haverá um carro exclusivo, com uma escala de servidores específica para isso. 


Uma nova estrutura depois de dois anos

Uma estrutura muito maior. É como o aluno do 9º da Emef Ione Medianeira Parcianello, Ramon França, 16 anos, descreve a escola após ser reformada. Ele passou pelas três fases: quando havia goteiras, rachaduras e alagamentos; durante a obra, em que as aulas passaram a ser em um espaço alugado no Instituto São José; e, agora, no novo prédio. 

Fachada da Emef Ione Medianeira Parcianello.

– Era tudo muito pequeno. Não tinha muito espaço para a galera ficar andando. Agora melhorou bastante. Ficou mais bonito, mais legal, com quadra coberta – relata França, sobre o espaço que antes ofertava 186 vagas do 1º ao 9º ano e, agora, 210.  

Ramon, aluno do 9º ano.

A obra iniciou em novembro de 2022, com investimento final de de mais de R$ 3,9 milhões. Foi entregue em outubro de 2024, quando os alunos passaram a ocupar o lugar transformado pela empresa responsável pela obra, a Versalhes Incorporação e Construção, de São Leopoldo. A escola passou a ter quadra coberta e dois andares. Sua área foi toda reconstruída. Nesta segunda (24), representantes do poder público estiveram no início do ano letivo para comemorar a entrega. 

Alunos da Emef Ione Medianeira Parcianello.

Prazos de volta às aulas 

  • No total, 40 pedagogos e 55 professores são contratados e devem assumir a sala de aula até dia 5 de março, indica a secretária de educação; 
  • Turmas da Emei Darcy Vargas dependem da reforma da rede elétrica. Previsão é de 30 dias
  • A patrulha escolar deve iniciar a ronda por escolas da rede municipal. Não há previsão de quando irão expandir para escolas estaduais 
  • A comunidade aguarda novos monitores na rede municipal. O Diário recebeu diversas reclamações sobre o assunto

Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Onze alunos da rede estadual passam mal devido ao calor em Santa Maria Anterior

Onze alunos da rede estadual passam mal devido ao calor em Santa Maria

Estudantes da região conquistam medalha em olimpíada nacional; confira quem são Próximo

Estudantes da região conquistam medalha em olimpíada nacional; confira quem são

Educação