
Foto: Beto Albert (Diário)
Registro na Escola Marieta D’Ambrósio, em que comunidade aguarda com ansiedade as peças. Conforme gestão escolar, não há nenhum comunicado até então.
As escolas estaduais da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que inclui Santa Maria, devem começar a receber os uniformes escolares nesta segunda-feira (31). A previsão, mais uma vez estendida, é do coordenador da 8ª CRE, José Luis Viera Eggres.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A última atualização previa a entrega aos municípios no início do ano letivo da rede, que foi em 13 de fevereiro . Desde então, as escolas aguardam o primeiro lote das peças – duas camisetas brancas de manga curta, uma camiseta verde de manga curta e uma bermuda. A única exceção é para os estudantes contemplados com o kit 2, destinado à Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional Concomitante ou Subsequente, que não receberão a bermuda.
Os uniformes chegarão às escolas em caixas lacradas, sendo responsabilidade da gestão escolar realizar a inspeção do material.
Leia mais:
- Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias
- Corpo de menino morto pelo pai em São Gabriel passa por necropsia em Santa Maria
- Câmara de Santa Maria mantém corte de gratuidades; meia passagem para professores e domésticas não será mais vendida
Retirada do uniforme
Quando os uniformes estiverem disponíveis, cada escola irá comunicar a sua comunidade. Conforme Secretaria de Educação (Seduc), as peças serão retiradas diretamente na escola. Os alunos do Ensino Médio podem pegar as peças. Já os estudantes do Ensino Fundamental precisam que os responsáveis façam a retirada. Em ambas as situações, é necessária a confirmação do recebimento dos trajes na plataforma digital da Seduc.
Eventuais inconsistências nos pedidos devem ser encaminhadas diretamente à Coordenadoria Regional de Educação de cada localidade para ajustes e soluções pontuais.
Municípios da 8ª CRE
Mais de 20 municípios são considerados da 8ª CRE. Logo, também devem receber os itens no prazo mencionado pelo coordenador, a partir da próxima segunda (31).
Além de Santa Maria:
- Cacequi
- Dilermando de Aguiar
- Faxinal do Soturno
- Formigueiro
- Itaara
- Ivorá
- Jaguari
- Júlio de Castilhos
- Mata
- Nova Esperança do Sul
- Nova Palma
- Pinhal Grande
- Quevedos
- São Francisco de Assis
- São João do Polêsine
- São Martinho da Serra
- São Pedro do Sul
- São Sepé
- São Vicente do Sul
- Silveira Martins
- Toropi
- Vila Nova do Sul
Composição dos kits
Todas as peças seguem um padrão de cores – verde, azul e branca – e trazem o símbolo do Rio Grande do Sul com a inscrição “Educação Rede Estadual”.
Kit 1
- Destinado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contém dez peças – três camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma jaqueta, um moletom, duas calças e uma bermuda.
Kit 2
- Destinado à Educação Profissional Concomitante ou Subsequente e ao EJA, contém sete peças, não contemplando apenas as calças e a bermuda.
A iniciativa prevê um investimento de cerca de R$ 208 milhões do governo do Estado.
*Com informações da Ascom Seduc