Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)
Agatha, de 4 anos, é uma das 70 crianças que ficarão na escola por mais tempo.
A partir desta segunda-feira (12), 70 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, ficarão por 10 horas dentro da escola. A nova dinâmica integra o programa Turno Estendido, que possibilitará que o aluno passe duas horas a mais na unidade, facilitando que os pais trabalhem durante o período. Os planos da prefeitura é que o programa seja replicado em todas as escolas de Educação Infantil da rede.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As 70 crianças participantes cumprem os pré-requisitos do programa. Entre eles, a comprovação de vulnerabilidade social e os pais estarem trabalhando durante o horário de funcionamento da escola. O novo horário pretende facilitar a vida da comunidade. A empreendedora Leisa Rocha, 37 anos, já tem grandes expectativas para o modelo. Sua filha Agatha, de 4 anos, passará a entrar 1h15min antes do horário normal.
– Para mim, vai ser muito bom para poder trabalhar. É tudo muito corrido. Trazer ela e também os outros dois que estão na escola pública aqui do lado vai facilitar muito. Sei que ela está bem encaminhada, muito bem cuidada – comemora Leisa.
A família escolheu a opção do turno da manhã. Assim, Agatha e outros 18 colegas serão assistidos das 7h às 17h. Os demais escolheram o turno da tarde, e ficarão das 9h às 19h. Em ambos os casos, os alunos completarão 10 horas dentro da escola.
Já as crianças que não estão no turno estendido continuam no horário normal: das 7h45min às 16h45min. São oito horas de atividade escolar. Para que essas mudanças fossem possíveis, foi necessário um estudo técnico, explica a secretária de Educação do município, Gisele Bauer:
– Tivemos que fazer todo um estudo técnico para possibilitar que os professores pudessem trabalhar, que organizasse a vida funcional deles. Orientar e coordenar todo o currículo escolar. Além de organizarmos a nutrição, porque eles também saem com a questão do jantar. É uma experiência piloto, que vai ser monitorada, acompanhada, mas que pretende ser uma nova política pública para Santa Maria.
No caso da Emei Circe, não foi ampliado o quadro de profissionais da escola. Sobre isso, o Executivo indicou que estudará a situação de cada unidade no momento de implementação.
No cotidiano
Os 70 alunos ficarão com uma professora e três estagiários no período ampliado. No caso da manhã, uma equipe receberá a turma às 7h e, a partir das 8h, outra professora assume até o fim do dia. Já à tarde, a troca ocorre a partir das 17h. Nesse período, a escola prevê atividades por meio de parcerias, como oficinas de judô, capoeira, musica, teatro e espanhol.
Ao todo, quatro refeições serão servidas. Pela manhã, recebem lanche e almoço. À tarde, lanche e a novidade, a ceia.
Todas as creches com turno estendido
A projeção do Executivo é que o projeto-piloto gere bons frutos e seja replicado em todas as creches do município. O prefeito Rodrigo Décimo (PSDB) mensura o período de um a três meses para a análise do modelo:
– As escolas de ensino infantil serão 100% incluídas nesse sistema. Nós estamos, iniciando aqui, pois é um projeto que demanda um estudo grande. São várias áreas, como a jurídica, administrativa e, logicamente, a questão dos próprios professores. Então, aqui a gente conseguiu viabilizar. Queremos fazer essa experimentação e nós temos muita confiança que vai dar bons resultado. A partir daqui a gente vai replicar para as mais de 20 escolas de ensino infantil que temos, as mais de 20 creches que temos.
Turno estendido
- Piloto – Emei Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon
- Implementação – 12 de maio de 2025
- Pré-requisito – Comprovação de vulnerabilidade social e os pais estarem trabalhando durante o horário de funcionamento da escola
- Professores – Quadro de profissionais não foi ampliado
- Piloto – Avaliação do modelo na Emei Circe durante 1 a 3 meses
- Expansão – A prefeitura projeta a implementação em todas as escolas de Educação Infantil do município
Mais uma escola com o programa
Além da Emei Circe, a secretária Gisele indicou mais uma unidade que disponibiliza o turno estendido. Seria na Escola de Educação Infantil Padre Orlando, que funciona por meio de compra de 230 vagas na Servos da Caridade – Pão dos Pobres. Como essa é privada, não é contabilizada como a primeira escola da rede com o Turno Estendido.
Leia mais:
- UFSM abre inscrições para a feira de oportunidades Next; saiba mais
- Colégio Politécnico da UFSM oferta mais de 300 vagas em cursos técnicos por meio de sorteio público
- Escolas municipais de Santa Maria terão 180 dias para substituir sinais sonoros estridentes por alternativas musicais ou visuais