Fotos: Bibiana Pinheiro
Turma 101 da Escola Santa Marta.
Além da adaptação para o calor e restrição no uso de aparelhos eletrônicos, duas escolas estaduais de Santa Maria têm mais um desafio: o Ensino Médio em Tempo Integral. O ponto de partida do projeto foi nesta quinta-feira (13), com o início das aulas da rede. A reportagem foi até uma delas, a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta. A outra unidade educacional que adotará o sistema é o Colégio Estadual Prof Edna May Cardoso.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na escola Santa Marta, somente 27 alunos, do 1º ano do Ensino Médio, iniciarão esta etapa. Isso porque a implementação é gradual. Só em 2026 é que os alunos do 2º anos se somarão ao sistema. Em 2027, o ciclo estará completo, com o ingresso dos alunos do 3º ano. No entanto, para dar sequência a esse cronograma, é necessário que haja repasse de verbas, destaca a diretora, Nilda Ramos:
– Nosso refeitório é de pequeno porte e não temos área coberta para a educação física. Fora outras coisas. Precisaríamos de um repasse para obra e mais profissionais, mais professores, se quisermos ampliar o Tempo Integral para os demais anos.
E a urgência em mais contratações já aparece. É o que constata a vice-diretora, Eliane Lang, sobre a ausência de professor para a disciplina de Biologia. Eles aguardam a destinação de um profissional.
Nova rotina
A turma 101 passa pela transição, assim como professores e gestão. Na descrição de Eliane, os alunos passarão a ficar das 7h30min às 16h30min, totalizando nove horas dentro da escola. Algo que deve se tornar natural, acredita a aluna Hemyly Alves, de 15 anos:
– Estamos nos adaptando. Acredito que nossa turma esteja gostando da proposta. Se continuarmos assim, vamos nos acostumar. Querendo ou não, vai ser melhor para a nossa vida, tendo mais matéria e estudando mais.
O que prevê
A proposta aumenta o tempo do aluno no espaço escolar para aprimorar dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Com isso, além de terem matemática, português, história, por exemplo, são ofertados projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria.
A carga horária mínima anual do tempo integral para o Ensino Médio é de 1,5 mil horas, distribuídas em pelo menos 200 dias letivos. No 1º ano, a carga horária da formação geral básica é de 800 horas anuais. Do 2° e 3° anos, é de 500 horas. Já a carga horária dos itinerários formativos é de 700 horas no 1° ano, e de mil nos 2° e 3° anos.
Ensino Médio de Tempo Integral em Santa Maria
(estaduais)*
Anunciadas em Santa Maria para 2025*
- Colégio Estadual Prof Edna May Cardoso
- EEEM Santa Marta
Já existentes em Santa Maria*
- Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda
- Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Reis
- Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim
- Escola Básica Estadual Érico Veríssimo
- Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão
- Escola Básica Estadual Cícero Barreto
- Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
- Instituto Estadual Padre Caetano
- Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi
*Há, ainda, uma escola de Ensino Fundamental com tempo integral nos anos iniciais em Santa Maria - Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha
Leia mais:
- No início do ano letivo, Escola Marieta D’Ambrósio segue com problema na rede elétrica e ar-condicionado não pode ser usado
- Veja como duas escolas de Santa Maria se adaptaram à restrição do uso de celulares