educação

Colégio Politécnico é o 4º melhor do Estado em ranking do Enem

Foto: Renan Mattos (Diário)

O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é o 4º melhor do Estado, segundo ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Em nível nacional, a instituição federal ocupa a 201ª colocação. Porém, em relação ao levantamento divulgado pela Folha de São Paulo no ano passado, a escola caiu três posições no Rio Grande do Sul, já que era a líder - em nível nacional, o Politécnico ocupava a 21ª posição, com base na prova de 2017.

Governo do Estado lança concurso de aplicativos e games para escolas públicas

Os alunos do Instituto Dom Barreto, do Piauí, conseguiram a maior nota média de 2018. A unidade particular de Teresina desbancou o Colégio Bernoulli, de Minas Gerais, que, por cinco anos, registrou o melhor desempenho. Das 100 escolas mais bem colocadas, 76 são do Sudeste. O Nordeste tem 13 escolas na lista, o Centro-Oeste, 10, e a região Sul aparece com uma escola.

A Folha de S.Paulo tabulou os resultados do Enem 2018 a partir da base de dados divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). O governo deixou de apresentar os resultados por escola em 2016. A reportagem excluiu escolas com menos de 10 alunos do 3º ano no exame ou com menos de 50% do total de estudantes na prova. A metodologia segue critério que o MEC adotou em anos anteriores.

A análise dos resultados também levou em conta apenas escolas com, ao menos, 61 estudantes no 3º ano. Ao considerar esse perfil, a tabulação da Folha de S.Paulo resultou em uma lista de 4.612 escolas. Desse total, 77% são públicas e 23%, particulares. A média foi calculada a partir das quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), sem contar a redação.

Curso de História da UFSM terá disciplina sobre Harry Potter

Segundo dados do Enem, 117 alunos do Dom Barreto participaram do exame em 2018. A escola concentra estudantes com nível socioeconômico muito alto, segundo classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizada em 2015. Esse nível é o mais alto entre os sete patamares do indicador.

O EXAME
O Enem é a principal porta de entrada para a universidade pública no país. É adotado como vestibular em praticamente todas as universidades federais. Especialistas indicam que as informações do Enem por escola podem trazer informações relevantes sobre o desempenho dos alunos, mas não devem ser o único critério para avaliar ou escolher uma instituição de ensino. Os dados revelam o abismo entre a rede privada e a pública e o impacto do nível socioeconômico dos alunos. 

PARTICULAR X PÚBLICA
Ao dividir o desempenho das escolas por faixas de nota, escolas privadas e com alunos mais ricos protagonizam o topo da lista. Do lado oposto, estão unidades públicas e com estudantes mais pobres. Nos 10% de escolas mais bem colocadas, que somam 461 unidades, 84% são privadas. Entre as públicas desse grupo predominam unidades federais (60 escolas), técnicas estaduais e colégios de aplicação - que, em geral, têm sistema de seleção de alunos.Só uma escola desse recorte fica no patamar médio no indicador socioeconômico. O restante tem nível alto (e 8% não têm índice calculado). 

Divulgado resultado da primeira chamada do ProUni

O retrato muda a cada faixa. Nos 10% piores, só há escolas públicas. Além disso, 83% desse grupo de escolas têm alunos entre os níveis socioeconômico mais baixos. Da rede pública, a mais bem colocada é o Colégio de Aplicação Coluni, da Universidade Federal de Viçosa, em 5º lugar em todo o país. A média dos alunos foi de 708,05. Do top 100, nove são públicas, e todas federais, colégios de aplicação ou militares.

*Com informações Folhapress

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos da UFSM testam conhecimento criando pontes de espaguete Anterior

Alunos da UFSM testam conhecimento criando pontes de espaguete

Governo do Estado lança concurso de aplicativos e games para escolas públicas Próximo

Governo do Estado lança concurso de aplicativos e games para escolas públicas

Educação