
Foto: Beto Albert
As aulas da rede estadual devem iniciar oficialmente nesta quinta-feira (13), após o governo do Estado reverter a liminar da Justiça que impedia que o período letivo começasse na segunda (10), data prevista no calendário.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com a decisão, do desembargador Eduardo Delgado, o Estado está autorizado para dar início às aulas efetivamente.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite confirmou a decisão da Justiça. Ele destacou que a decisão reconhece "que não era o caso de uma intervenção judicial para suspender as aulas nos 2,3 mil estabelecimentos de ensino da rede estadual".
Leite também afirma que o governo, junto com a Secretaria de Educação, dialogou com as Coordenadorias Regionais e escolas para dar autonomia a casos específicos em que escolas, com dificuldades especiais, pudessem reajustar o calendário para retomada do ano letivo. O governador também destaca que, nos últimos anos, foram investidos quase R$ 500 milhões na rede estadual para garantir um ensino de qualidade à população gaúcha.
O ano letivo inicia oficialmente na quinta-feira (13), pois, conforme Leite, é preciso que a comunidade escolar se organize para retornar às aulas e para que "essa informação se dissemine e toda a nossa comunidade escolar gaúcha saiba esse retorno na quinta-feira"
Confira o comunicado oficial:
🚨SOBRE A VOLTA ÀS AULAS NA REDE ESTADUAL 🚨 pic.twitter.com/fTkgPxN4pD
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 11, 2025