
Foto: Beto Albert, Arquivo Diário
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu o período de inscrições para o Vestibular 2026. No total, são 1.707 vagas disponíveis nos quatro campi da instituição para ingresso no próximo ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro, pela internet, na página do Vestibular UFSM 2026.
O processo seletivo será composto por uma prova com 120 questões objetivas e uma redação, e ocorrerá nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026 em seis cidades: Cachoeira do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS) e Santa Maria (RS). As provas ocorrerão no turno da tarde do dia 10 e nos turnos da manhã e tarde do dia 11 de janeiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- Campus de Santa Maria: 1.344 vagas
- Campus de Cachoeira do Sul: 120 vagas
- Campus de Frederico Westphalen: 119 vagas
- Campus de Palmeira das Missões: 124 vagas
A relação completa de cursos, vagas e turnos pode ser consultada no Manual do Vestibular UFSM 2026.
Como participar
Para acessar o sistema de inscrição (Painel do Candidato), é necessário possuir uma conta no sistema de login único do governo federal (Portal Gov.br). O passo a passo para a criação da conta está disponível na página do edital.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 80 e pode ser pago entre até 12 de novembro, via boleto bancário ou Pix.
Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e membros de famílias de baixa renda, conforme os decretos nº 6.593/2008 e nº 11.016/2022, podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 3 de outubro, também pela página do Vestibular. As orientações estão disponíveis no item 6 do Manual do Candidato.