
Foto: Nathália Schneider (Arquivo, Diário)
Após o governo do Estado reverter a liminar da Justiça que impedia o retorno das aulas na segunda (10), o período letivo deve começar nesta quinta (13). Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, o coordenador Regional de Educação, José Luis Eggres, confirmou que a rede estadual já estava pronta para o retorno na data estipulada inicialmente.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Mesmo com a decisão sendo apontada na terça, foi definido que esta quarta (12) serviria para que professores e funcionários fossem novamente convocados para as escolas. Da mesma forma, é um dia a mais para que todos os alunos sejam informados e se preparem. Na região, cerca 26 mil alunos estão matriculados, mas, como ainda há prazo para matrículas e ajustes, são esperados 28 mil para o ano, sendo 15 mil em Santa Maria. A cidade conta com 40 das 95 escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que atende 23 municípios. Sobre a volta às aulas, o coordenador regional incentiva a realização de atividades de integração nos primeiros dias.
– Nós orientamos as escolas que, nos primeiros dias, trabalhem para fazer o acolhimento, com atividades de integração, para que possa se criar um ambiente benéfico e harmônico dentro da escola – confessou José Luis Eggres.
Ao ser questionado sobre a estrutura das escolas estaduais em Santa Maria, Eggres admitiu que algumas instituições precisam de reformas, como as escolas Érico Veríssimo, Cícero Barreto, Marieta D’Ambrósio, Padre Caetano, entre outras. Contudo, revelou que outras tiveram obras recentemente, que melhoraram o espaço, principalmente no que diz respeito aos telhados. Nesse caso, foram contemplados Manoel Ribas, Cilon Rosa e Paulo Freire.
O coordenador informou que o investimento na educação está melhorando e possibilitou a compra de 6,5 mil notebooks, mais de 50 televisões, laboratórios de ciência, equipamentos para cozinha, bebedouros, livros, entre outros itens. Além disso, ressaltou que os uniformes, novidade para este ano, devem ser entregues na próxima semana, de forma gradativa.