Empreendedorismo

Três jovens investem em franquia que é um sucesso na cidade

Os jovens Diogo Albertoni, Matheus Zanella e Renan Marques saíram da faculdade e foram para a cozinha. Em meio a freezers, liquidificadores e frigideiras, entraram no mundo do açaí e das tapiocas. Eles fazem questão de produzir as receitas dos mais de 500 pedidos diários dos clientes e amigos do Refúgio do Açaí.

A estudante de Fisioterapia Érica Cerezer de Oliveira frequenta o Refúgio, no mínimo, duas vezes por semana. Com os colegas e amigos, ela adotou o lugar para momentos de descontração e para degustar o açaí, seu novo vício.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

"Empresa não é cabide de emprego para a família", diz diretor de rede de lojas

– Adoro açaí com leite condensado e morango. Além disso, o ambiente e o atendimento são maravilhosos. Sempre nos sentimos à vontade aqui – comenta a estudante.

A loja em Santa Maria, localizada na Rua Dr. Bozzano, 810, é a primeira franquia do ramo no Estado. Os economistas Renan e Diogo eram colegas de faculdade e trabalhavam em uma empresa júnior de consultoria empresarial. Em uma viagem a Erechim, eles conheceram o Boca Roxa, antigo nome do Refúgio do Açaí, e pensaram em abrir a empresa em Santa Maria.

O tempo passou, eles terminaram a faculdade e cada um tinha o seu emprego. O desejo de crescer profissionalmente fez com que Diogo e Renan convidassem Matheus para a sociedade.

– Depois de formado, o Diogo foi morar em Erechim. Conversamos a respeito de abrirmos a franquia, e ele aceitou – relata Renan Marques.

Loja do shopping anuncia 18 vagas de emprego

Antes de assinar o contrato, os empresários buscaram embasamento com especialistas em franquia. Conhecer os concorrentes e ter um espaço diferente e atrativo foram os primeiros passos da nova empresa, inaugurada em setembro do ano passado.

Um dos desafios dos sócios foi pesquisar a aceitação do fruto no Sul do Brasil. O açaí é típico da Amazônia, onde é consumido com farinha de mandioca ou tapioca. Aqui no Estado, as formas mais conhecidas de consumo são sucos, doces e geleias. No Refúgio, a combinação de frutas e xarope de guaraná ganha destaque na receita.

A nutricionista do Hospital de Caridade Camila Crossetti explica que o açaí faz bem para o coração, melhora a circulação sanguínea, favorece o trânsito intestinal e tem efeito antioxidante. 

 – O fruto também é um ótimo pré-treino, já que favorece a recuperação muscular . O ideal é evitar combinações muito calóricas – aconselha Camila.

Segundo Diogo, estar perto de academias e cursinhos é um fator positivo para a empresa. Eles já recuperaram o investimento e querem abrir outras lojas. A primeira será no Shopping Praça Nova.

Os três sócios não esperavam tanto sucesso. No primeiro mês, o faturamento foi próximo ao lucro da matriz. 

Para Matheus, investir na sua cidade natal é um presente.

– No começo, o desafio foi grande. Não tínhamos nome, nem como comprovar renda. Renan e Diogo são de outras cidades, mas resolveram ficar aqui por confiar no potencial de Santa Maria – disse.

Os sócios asseguram que a principal vantagem de abrir uma franquia é contar com a experiência da matriz. Eles dizem que a segurança e o acompanhamento recebidos de outras lojas compensam o investimento, que é um pouco alto, comparado a outro tipo de negócio.

O gestor de projetos de franquias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Sul, Rodrigo Baierle, ressalta que, devido ao grau de inovação e gestão das empresas do centro do Estado, Santa Maria é um grande potencial na área. 

Entre as vantagens de ser um franqueado, Baierle cita o suporte recebido da matriz e a interação com pessoas do mesmo ramo, as quais também desejam o sucesso do negócio. 

Leia mais notícias do Diário

PARA SER UM FRANQUEADO

– O primeiro diferencial da franquia é a experiência e a estrutura da marca. Como o negócio foi testado antes, os riscos são menores.

– É fundamental avaliar se o produto é aceito na região escolhida.

– Não esqueça de analisar se o negócio é uma tendência para durar ou tem uma curva rápida de existência. Tem produtos que popularizam rápido, mas o consumo não é permanente.

– Após definir o ramo, entre em contato com a franquia para obter o máximo de informações.

–Decidido pela franquia, faça a validação do contrato e inicie a operação 

Fonte: Rodrigo Baierle, gestor de projetos de franquias do Sebrae



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Reforma trabalhista é aprovada. Veja o que muda na vida do trabalhador

Próximo

Burmann encabeça lista tríplice de reitor a ser enviada ao MEC

Economia