Os jovens Diogo Albertoni, Matheus Zanella e Renan Marques saíram da faculdade e foram para a cozinha. Em meio a freezers, liquidificadores e frigideiras, entraram no mundo do açaí e das tapiocas. Eles fazem questão de produzir as receitas dos mais de 500 pedidos diários dos clientes e amigos do Refúgio do Açaí.
A estudante de Fisioterapia Érica Cerezer de Oliveira frequenta o Refúgio, no mínimo, duas vezes por semana. Com os colegas e amigos, ela adotou o lugar para momentos de descontração e para degustar o açaí, seu novo vício.

"Empresa não é cabide de emprego para a família", diz diretor de rede de lojas
– Adoro açaí com leite condensado e morango. Além disso, o ambiente e o atendimento são maravilhosos. Sempre nos sentimos à vontade aqui – comenta a estudante.
A loja em Santa Maria, localizada na Rua Dr. Bozzano, 810, é a primeira franquia do ramo no Estado. Os economistas Renan e Diogo eram colegas de faculdade e trabalhavam em uma empresa júnior de consultoria empresarial. Em uma viagem a Erechim, eles conheceram o Boca Roxa, antigo nome do Refúgio do Açaí, e pensaram em abrir a empresa em Santa Maria.
O tempo passou, eles terminaram a faculdade e cada um tinha o seu emprego. O desejo de crescer profissionalmente fez com que Diogo e Renan convidassem Matheus para a sociedade.
– Depois de formado, o Diogo foi morar em Erechim. Conversamos a respeito de abrirmos a franquia, e ele aceitou – relata Renan Marques.
Loja do shopping anuncia 18 vagas de emprego
Antes de assinar o contrato, os empresários buscaram embasamento com especialistas em franquia. Conhecer os concorrentes e ter um espaço diferente e atrativo foram os primeiros passos da nova empresa, inaugurada em setembro do ano passado.
Um dos desafios dos sócios foi pesquisar a aceitação do fruto no Sul do Brasil. O açaí é típico da Amazônia, onde é consumido com farinha de mandioca ou tapioca. Aqui no Estado, as formas mais conhecidas de consumo são sucos, doces e geleias. No Refúgio, a combinação de frutas e xarope de guaraná ganha destaque na receita.
A nutricionista do Hospital de Caridade Camila Crossetti explica que o açaí faz bem para o coração, melhora a circulação sanguínea, favorece o trânsito intestinal e tem efeito antioxidante.
– O fruto também é um ótimo pré-treino, já que favorece a recuperação muscular . O ideal é evitar combinações muito calóricas – aconselha Camila.
Segundo Diogo, estar perto de academias e cursinhos é um fator positivo para a empresa. Eles já recuperaram o investimento e querem abrir outras lojas. A primeira será no Shopping Praça Nova.
Os três sócios não esperavam tanto sucesso. No primeiro mês, o faturamento foi próximo ao lucro da matriz.
Para Matheus, investir na sua cidade natal é um presente.
– No começo, o desafio foi grande. Não tínhamos nome, nem como comprovar renda. Renan e Diogo são de outras cidades, mas resolveram ficar aqui por confiar no potencial de Santa Maria – disse.
Os sócios asseguram que a principal vantagem de abrir uma franquia é contar com a experiência da matriz. Eles dizem que a segurança e o acompanhamento recebidos de outras lojas compensam o investimento, que é um pouco alto, comparado a outro tipo de negócio.
O gestor de projetos de franquias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Rio Grande do Sul, Rodrigo Baierle, ressalta que, devido ao grau de inovação e gestão das empresas do centro do Estado, Santa Maria é um grande potencial na área.
Entre as vantagens de ser um franqueado, Baierle cita o suporte recebido da matriz e a interação com pessoas do mesmo ramo, as quais também desejam o sucesso do negócio.
Leia mais notícias do Diário
PARA SER UM FRANQUEADO
– O primeiro diferencial da franquia é a experiência e a estrutura da marca. Como o negócio foi testado antes, os riscos são menores.
– É fundamental avaliar se o produto é aceito na região escolhida.
– Não esqueça de analisar se o negócio é uma tendência para durar ou tem uma curva rápida de existência. Tem produtos que popularizam rápido, mas o consumo não é permanente.
– Após definir o ramo, entre em contato com a franquia para obter o máximo de informações.
–Decidido pela franquia, faça a validação do contrato e inicie a operação
Fonte: Rodrigo Baierle, gestor de projetos de franquias do Sebrae