
Encontro foi na sala do Hub de Inovação.
O governo do Estado reconhece o trabalho do Hub de Inovação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como destaque na área de inovação social. As palavras são da chefe de divisão da South Summit Brazil 2025, que reúne especialistas desta e de outras áreas. Representantes do evento internacional também estiveram presentes.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O destaque é direcionado à metodologia adotada na UFSM que contribui para que empreendedores mais periféricos cresçam a partir de cursos profissionalizantes, pelo apoio dado na estruturação de uma empresa (pré-incubação) e a sequência desse trabalho na incubação. Este trabalho foi apresentado ao Estado como Trilha de Inovação Social do Hub e passou por avaliação. Ele está entre as 12 iniciativas selecionadas e que irão para o South Summit Brazil 2025, evento realizado em parceria com o governo estadual.

– Quando se fala em ação social, medimos o impacto, o que que cada ação faz de resultado dentro da sua comunidade. E aí pensamos nas periferias. Como que levaremos a inovação e tecnologia?! Trazendo a academia e os alunos que estão em formação, fazendo essa mentoria, acompanhando esses empreendedores, com certeza gerará um potencial maior de vendas, uma qualidade no produto e principalmente fazendo a economia girar, que é o que a gente mais sonha com o Estado que está em reconstrução – destaca Cleni.
Modelo de referência
O coordenador da Hub de Inovação Social e da Incubadora Social, Lucas Ávila, explica que, ao estar entre os selecionados, o modelo criado dentro da UFSM passa a ser referência e pode ser replicado em outros Estados.

– Nós submetemos o nosso projeto. Outros tantos projetos, por todo o Estado, também foram avaliados. Nós fomos os únicos do interior a passar. Isso nos traz muita felicidade. São muitos os modelos possíveis, mas ter um reconhecido, significa que achamos uma receita de bolo que da certo. O Estado considera que o modelo é replicável como abordagem e metodologia. E no evento South Summit Brazil, pode ser internacionalizado.
A programação do encontro ainda contemplou uma mentoria para empresas pré-incubadas e direcionamentos sobre proteção da propriedade intelectual de inovações e negócios. E ainda durante a visita, serão conhecidos cinco empreendedores que integram a Trilha de Inovação Social do Hub e irão receber mentoria e a oportunidade de captar verba no South Summit Brazil.
Leia mais:
- Feirão de Imóveis oferece condições de pagamento e programas como Minha Casa, Minha Vida a partir desta sexta-feira
- Número de animais envenenados em Caçapava do Sul pode passar de 50; protesto está previsto para este sábado
- Corsan Negocia começa nesta segunda-feira e possibilita quitar dívidas com até 50% de desconto; veja todas as facilidades
Trilha de Inovação Social do Hub
Conforme a equipe responsável, a metodologia da Trilha de Inovação Social do Hub inclui programas de qualificação e acompanhamento para estruturação de empreendimentos, que compreende pré-incubação e incubação. O foco é em empreendedores com cadastro no Cadastro Único (CadÚnico).
Destaques
- Mais de 15 cursos
- Mais de 250 pessoas formadas
- É porta de entrada para a incubação
Etapas
- Qualificação profissional
- Pré-incubação
- Incubação
Contato
- incubadorasocial@ufsm.br
- 55 99158-0632
- Complexo Multicultural Antiga Reitoria, Rua Floriano Peixoto, 1.184, Centro
South Summit Brazil 2025
O South Summit Brazil é um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo do país. A próxima edição do evento que reúne investidores, empresas e startups será em 9, 10 e 11 de abril, na capital, Porto Alegre, no Cais de Mauá. O gerente de startups do South Summit Brazil, Bruno Bastos, esteve presente na UFSM.

– Das mais de 2000 startups, estão 79 países. Os ingressos ainda estão disponíveis. Estamos realizando o máximo de missões no Estado e fora do país, articulando com nossos parceiros para que todos consigam vir ao evento, que está na sua quarta edição. Temos uma excelente programação. Para quem for conhecer pessoas novas ou encontrar pessoas que já conhece tem nossos espaços de networking, ou para simplesmente passear são quatro pavilhões de diferentes ambientes – narra Bastos.
Os ingressos para o evento ainda estão disponíveis. A compra é realizada pelo site.