Os últimos dias foram marcados por manifestações favoráveis e contrárias ao governo federal. Na sexta, manifestantes se reúnem, nesta sexta-feira, em manifestações em defesa da Petrobras em cidades brasileiras de pelo menos 15 Estados.
:: Veja onde ocorrerão protestos dentro e fora do Brasil nos próximos dias
O ato convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi uma "resposta antecipada" a protesto marcado contra o governo federal para o próximo domingo, cuja pauta é o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para os atos de domingo, articulados via redes sociais, a expectativa é reunir milhares de pessoas em 200 cidades brasileiras. Na página do Facebook, o evento denominado Impeachment Santa Maria, para divulgar o ato de domingo, contava com a adesão de mais de 6,1 mil pessoas na tarde de sexta-feira.
Por trás das mobilizações, há grupos com diferentes ideologias e motivações engajadas pelo 'Fora Dilma', entre eles estão, por exemplo, os Legalistas (simpatizantes de um golpe militar) e o Movimento Brasil Livre (que defende uma cartilha liberal) e outro grupo, o chamado Vem pra Rua.
Dentro do segundo, o "Fora Dilma: impeachment já é capitaneado pelo empresário Paulo Brandt em Santa Maria. Defensor de uma cartilha liberal, Brandt acredita que é preciso um enxugamento do Estado e a destituição da chefe da nação do cargo. Embora se intitule um movimento apartidário, o deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) diz que estará na manifestação. O tucano afirma que vai na condição de cidadão e que não levará bandeiras do partido. O PSDB nacional apoia os protestos, mas não endossa um pedido de impeachment.
Valdeci contesta
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acredita que as articulações são uma tentativa de execrar o PT. Valdeci sustenta que um pedido de impeachment é uma tentativa de golpe e de deslegitimar a reeleição de Dilma Rousseff. O petista é categórico ao dizer que "todos os partidos têm telhado de vidro". Ele reitera que aqueles petistas, com comprovação legal de envolvimento nos desvios da Petrobras, devem ser responsabilizados e expulsos do partido.
Valdeci provoca ao dizer que o PT escreveu seu nome na história do Brasil ao elevar as condições de milhões de pessoas. Em meio a esse cenário de promessa de protestos e, inclusive, de "panelaço", as redes sociais figuram como um espaço para a propagação de depoimentos raivosos e notícias duvidosas. Entre as situações alardeadas, há a afirmativa que haverá falta de comidas e que o Exército irá às ruas no domingo.
O assessor de comunicação social da 3ª Divisão de Exécito (3ª DE), coronel Paulo Roberto de Almeida Rosa, assegura que, em Santa Maria, não há nenhuma situação que fuja à normalidade. A Brigada Militar apenas fará o acompanhamento da mobilização.
NA CIDADE
Quem promove Movimento Brasil Livre (MBL)
Onde Concentração às 14h. Saída prevista às 15h da Praça Saldanha Marinho
O quê Caminhada sai da Rua do Acampamento e segue em direção à Avenida Medianeira com encerramento no Santuário. Haverá caminhão de som. Organização pede com que pessoas usem camisetas com cores da bandeira nacional
Quem vai Na tarde de sexta. 6,1 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook do evento