Os preços dos principais produtos e serviços procurados pelos consumidores no Dia dos Namorados, comemorado nesta quinta-feira, subiram acima da inflação média nos 12 meses contados entre junho de 2013 e maio de 2014. É o que mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 6,57%, enquanto a média desses preços subiu 7,13%.
Entre as principais altas verificadas pelo levantamento estão programas culturais muito procurados por casais, como show musical (15,63%), teatro (11,89%) e cinema (8,95%). O preço dos hotéis e motéis também subiu acima da média, com alta de 10,11%, enquanto as refeições em bares e restaurantes ficaram um pouco atrás, com 9,22%.
Quem apostou em acessórios encontrou altas maiores do que os que buscaram roupas. A inflação das bijuterias, de cintos e bolsas, e a de perfumes foram os presentes mais inflacionados. As exceções foram os calçados masculinos e femininos, que avançaram menos do que a média do ano. Nas roupas, a alta também não superou a inflação do período.
Outras opções com preços que não subiram muito em um ano foram livros, bicicleta e artigos esportivos. Quem optou por alguns produtos eletrônicos encontrou preços deflacionados, com queda dos preços médios para videogames, celulares e aparelhos de TV. Computadores e periféricos ficaram 4,83% mais caros, câmeras de fotografar e filmar, 3,11%, e aparelhos de som, 0,01%.
Veja abaixo o gráfico com as variações de preços:
Vendas devem crescer 10% em Santa Maria
As previsões de vendas para o Dia dos Namorados já eram otimistas há alguns meses, quando as primeiras pesquisas apontavam que os pombinhos gastariam mais com presentes e comemoração do que no ano passado. Porém, quando outra previsão, a do tempo, também se mostrou favorável, o otimismo aumentou ainda mais.
O frio está favorecendo as vendas de presentes para a data, já que a preferência é por presentear vestuário. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aponta um acréscimo de cerca de 10% nas vendas em relação ao ano passado, nesta mesma época, mesmo que poucos lojistas tenham aderido à ampliação promocional do horário de funcionamento no começo desta semana.
O cenário do comércio da cidade é muito bom, os resultados do mês de maio já refletem isso. E o frio que está fazendo favorece as vendas, pois as pessoas não deixam de comprar itens essenciais, como roupas e calçados diz a vice-presidente da CDL, Marli Rigo.
Vestuário é o presente preferido por 43,7% dos entrevistados pela pesquisa de Dia dos Namorados da Fecomércio deste ano, que ouviu 385 pessoas em cinco regiões do Estado. Em segundo lugar estão perfumes e cosméticos (18,2%), flores (13,1%) e calçados (10,5%).
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