Política

Paulo Pimenta presidirá Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi escolhido, no final da manhã desta quinta-feira, para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, anunciou, pouco depois das 11h30min, a escolha do colega de partido em sua conta pessoal no Twitter.

Além de Pimenta, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) chegou a ser cogitado a disputar a presidência do colegiado. Porém, o acordo de líderes manteve uma única candidatura: a de Paulo Pimenta. E, dos 17 votos, 14 foram para o petista e três foram em branco.

O pastor Feliciano (PSC-SP) e o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) se ausentaram da votação, que durou cerca de uma hora. Pimenta substituirá o deputado Assis do Couto (PT-PR), que havia derrotado, no ano passado, o deputado Bolsonaro.

Até a semana passada, o nome de Pimenta era consensual entre os governistas. No entanto, o deputado Sóstenes Cavalcante, que é ligado ao pastor Silas Malafaia e à Igreja Assembleia de Deus, acabou lançando uma candidatura avulsa, o que fragilizou o acordo de líderes.

Ainda na quarta-feira, a reunião que elegeria o novo presidente da comissão acabou sendo suspensa em função de ocorrer em paralelo à sessão do Congresso. Esta era, até então, a única das 23 comissões permanentes que ainda não tinha o presidente eleito.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, anunciou, pouco depois das 11h30min, a escolha do colega de partido em sua conta pessoal no Twitter.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inflação em Santa Maria atinge o maior índice desde 2006

Próximo

Inflação bate recorde em Santa Maria

Economia