A NET TV a cabo terá de tirar do ar seu canal NET Cidades, que tem programas locais em todo o país. Em Santa Maria, o canal 26 exibe programas como Azar na Noite, Closet by Michelli Torrico e Carpe Diem. O motivo: a Agência Nacional do Cinema (Ancine) multou a NET em R$ 1,5 milhão e exigiu que os canais sejam retirados do ar em todo o Brasil porque, por ser operadora de TV a cabo, a empresa não pode também ter um canal.
Desde setembro de 2012, quando a Lei do Cabo foi aprovada, a NET vem operando o canal de forma ilegal, afirmam a Ancine e o Ministério Público Federal, que exigiu que a operadora devolva R$ 223 milhões que teria recebido pelo aluguel dos espaços desde 2012.
Os canais teriam de sair do ar no fim de setembro. A NET entrou com recurso na Ancine e tenta adiar o fim do NET Cidades, até para ganhar tempo de viabilizar uma alternativa. A saída será que outra empresa ou produtora assuma a responsabilidade pelo canal, que passará a ter outro nome. Essa empresa negociará os espaços com os apresentadores locais para eles seguirem transmitindo seus programas. Mas não se sabe quanto tempo levará para isso ocorrer.
"