Foco na recuperação

Lojas de Santa Maria registraram queda nas vendas durante os jogos do Brasil

Juliana Gelatti

"

Antes, durante e depois, a realização da Copa do Mundo no Brasil causa diferentes efeitos e expectativas. No comércio local, a repercussão foi, em geral, negativa, com lojas fechadas ou desertas durante os jogos, o que representa vendas perdidas que não serão recuperadas depois. No mesmo período, a sequência de dias chuvosos e o inverno sem o frio esperado também influenciaram os resultados nas lojas. A partir de agora, o foco dos comerciantes deve ser aproveitar as oportunidades que aparecerem para dar uma guinada nas vendas.

O setor do vestuário foi um dos mais afetados, tanto pela Copa, quanto por fatores climáticos, como temperaturas acima dos 25ºC em boa parte do mês de julho. Para tentar reverter a situação, as promoções tendem a ser antecipadas, como nas lojas Tevah, que tiveram vendas 15% menores e já começaram as promoções. Para eles, o Dia dos Pais é uma das expectativas de retomada do movimento.

Já os lojistas que conseguiram planejar ações para manter as lojas abertas e vendendo durante a Copa, pelo menos, evitaram prejuízos. Uma dessas foi a Colombo, que programou promoções e descontos para os horários dos jogos do Brasil. Mesmo com poucos clientes nas lojas, a empresa conseguiu manter as metas de vendas em dia, sem prejuízos. Outro estabelecimento que conseguiu reverter os jogos em ganhos foi a padaria Di Marzari, que ofereceu pipoca grátis aos clientes durante alguns jogos:
- Deu bastante retorno, as pessoas ficavam bastante tempo na padaria, assistiam parte do jogo e acabavam levando algo mais. Mesmo nos dias que fechamos as portas na hora do jogo, o esforço em atender as encomendas de cachorrinho e outros salgados para o mesmo dia foi recompensado, porque as pessoas se programavam para comer algo diferente durante o jogo - conta a supervisora Jaqueline Zuchetto.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi Neto, confirma a sensação de queda nas vendas. Segundo ele, dificilmente as lojas mais afetadas recuperarão o que foi perdido ao longo do mês, mas é possível retomar o crescimento:
- Um dos fatores que devem ajudar é a promoção da CDL 50 Anos, 50 Prêmios, que começa em agosto. O sucesso da campanha será medido pelas vendas dos lojistas.

Bares e restaurantes também tiveram reflexos

Em Santa Maria, dos dois bares consultados pela reportagem, apenas o Freguesia teve as suas expectativas de crescimento no movimento confirmadas, com a casa lotada durante e após os jogos. Ainda que não tenha havido prejuízo, a Choperia Alemanha esperava faturar mais durante os jogos. Já as churrascarias tiveram de aceitar a queda no movimento. Em dias com jogos às 13h, a Bovinu's recebeu menos de um terço dos clientes habituais. Mesmo após o término das partidas, o restaurante teve a metade do movimento para o jantar, em dias de jogos.

O economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes, ressalta outro fator para as dificuldades em alavancar vendas:
- As taxas de juros ainda estão subindo tanto para o consumidor quanto para os empresários. E, como os brasileiros olham o valor da prestação, os prazos menores dificultam as vendas.

OS REFLEXOS DA COPA
O 'Diário' conversou com duas empresas de cada setor abaixo, do comércio e da prestação de serviços, para saber como os jogos do Brasil influenciaram no movimento e nas vendas.

Veja abaixo qual foi o diagnóstico:

- Lojas de calçados - Registraram queda no movimento nos horários dos jogos. Uma delas contabilizou 20% menos vendas nesses dias. Em outra, o movimento baixo durou todo o mês e pôde ter tido outras influências, como os vários dias chuvosos
- Vestuário - Vendas caíram de 15% no período, em relação ao mesmo período no ano passado. Em outra loja, os resultados ficaram 12% abaixo das metas, mas o inverno com poucos dias de frio também influenciou
- Materiais de const"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sai lista das 190 empresas que já confirmaram participação na campanha de sorteio de 50 prêmios da CDL Santa Maria

Próximo

Organização da Feisma já comercializou praticamente todos os 300 estandes

Economia