A artesã Alessandra da Fontoura começou a fazer artesanato depois de passar por uma frustração profissional. Desanimada com o mercado de trabalho, começou a produzir peças em MDF para vender. No início, o marido, o empreendedor digital Luiz da Fontoura, ficou com receio da nova atividade da mulher, visto que qualquer valor investido faria falta no orçamento da família.
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Alessandra insistiu e, assim que concluía as peças, postava no Facebook. Cada vez mais encomendas chegavam e, assim, ela trabalhou por um ano e meio. Nesse meio tempo, Luiz conseguiu emprego em uma empresa que produzia cursos online, e as coisas mudaram para o casal, que resolveu aliar a arte ao empreendedorismo digital.
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– Foi ali que o meu trabalho virou algo sério. Lancei meu canal no Youtube, onde divulgo os trabalhos e ministro cursos. O primeiro curso que lancei foi Kit Higiene para Bebês, depois de estar seis meses online. O segundo, Tiaras para Bebês, é sucesso entre as artesãs de todo o Brasil – comemora.
A grande virada de Alessandra
Hoje, com mais de 100 mil seguidoras no Facebook e 5 mil inscritos no canal do Youtube, Alessandra é referência para muitas mulheres que desejam trabalhar em casa. A partir das aulas da artesã, alunas do Brasil inteiro passaram a acreditar no potencial das artes manuais e a investir no próprio negócio.
A atendente de loja e artesã Leninha Vargas, de Corumbá, Mato Grosso do Sul, acompanha as aulas de Alessandra há dois meses. Ela conta que o sucesso dos sapatinhos é tão grande que planeja sair do emprego e fazer do artesanato a principal renda da família.
A aceitação dos cursos online de Alessandra repercutiu na renda da família. O casal já reformou a casa, adquiriu carro, viajou e espera o primeiro bebê. Hoje, Luiz e Alessandra contam com um sócio, o empreendedor digital Rafael Rodrigues, e com a colaboradora Débora Lima, que assessora a empresa via internet de Rio Grande.
Além desses trabalhos, Alessandra planeja lançar minicursos mensais, com valores acessíveis e conteúdos de venda certa para o seu principal nicho de clientes: novas mamães.
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ESPECIALISTAS DÃO DICAS
O jornalista e professor universitário Iuri Lammel Marques explica que a internet criou novos espaços para o empreendedorismo e, com isso, trouxe vantagens, tais como a aproximação com clientes de diferentes localidades e a diminuição de despesas com aluguéis e publicidade.
– Por meio da rede, é possível alcançar mercados que, até então, estavam inacessíveis. Dessa forma, ganha-se em escala, vendendo para públicos e nichos distantes. O problema da internet é que, com tanta facilidade, ela favoreceu o acesso de aventureiros.
Marques aconselha que os novos empreendedores digitais conheçam de fato os produtos que divulgam e ensinem sobre assuntos que realmente dominem.
– A própria internet fornece conteúdo educacional, mas é preciso saber usar as ferramentas de busca para encontrar o melhor conteúdo para seu ramo de negócio. Existe muita informação sobre a atividade empreendedora, como os materiais e cursos gratuitos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e nos sites de associações profissionais, sindicatos, entre outros – recomenda.
Para o empresário e consultor digital Gabriel Rockenbach, o que torna expressivo o empreendedorismo digital é a hipersegmentação, técnica usada para alcançar determinado grupo de usuários.
– Quando uma pessoa alcança 100 mil seguidores nas redes sociais de um só nicho de mercado, ela passa a ser referência naquela área. É como se um terço de Santa Maria a seguisse – reforça o diretor da Stage, empresa especializada em negócios que se desenvolvem na internet.
Para Rockenbach, o que torna Alessandra referência nas redes, é atender as expectativas de mulheres que estão fora do mercado de trabalho e veem nos seus cursos uma opção de renda.